PASTA DESFALCADA

Nova debandada no Ministério da Economia na área de privatização

Foram quatro exonerados nesta terça-feira (17/11) no time de Paulo Guedes; três deixaram os cargos a pedido

Vera Batista
postado em 17/11/2020 12:59 / atualizado em 17/11/2020 18:34
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/DA.Press                 )
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/DA.Press )

Mais quatro titulares da equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, foram exonerados nesta terça-feira (17/11), pelo Diário Oficial da União (DOU). Conforme as portarias publicadas, três deles deixaram os cargos “a pedido”: Idalício de Jesus Silva, adjunto da Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados; José Luiz Guimarães Ferreira Neto, diretor de programa da mesma secretaria; e Robson Eneas de Oliveira, que chefiava a Assessoria Especial de Apoio ao Investidor e Novos Projetos da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

Além desses, foi exonerado Fernando Anton Basus Bispo, do cargo de secretário de Coordenação e Governança do Patrimônio da União da Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados. De acordo com a publicação, houve apenas um substituto imediato, com a nomeação de Ricardo Moura de Araújo Faria como chefe da Assessoria Especial de Apoio ao Investidor e Novos Projetos da Secretaria Especial do PPI, no lugar de Robson Eneas de Oliveira.

Nomeações

Fora da área de privatização, houve outras nomeações publicadas no DOU de hoje. Leonardo Jose Mattos Sultani agora é o secretário adjunto da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital. Nelson Simão de Carvalho Júnior assume a diretoria do Departamento de Orçamento de Estatais da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais da Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados.

Thiago Longo Menezes é agora secretário adjunto da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais da Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimentos e Mercados. Uma portaria também nomeia Adler Anaximandro de Cruz e Alves, como secretário especial adjunto da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, e Luis Felipe Batista de Oliveira, como diretor de Programa Especial da mesma secretaria.

Walter Shigueru Emura é o novo subsecretário de Emprego da Secretaria de Políticas Públicas e Emprego da Secretaria de Políticas Pública de Emprego da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade. E Vanessa Gonçalves Leite de Souza foi nomeada como assessora especial da Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados.

Nota da pasta

Após publicação desta reportagem, o Ministério da Economia se pronunciou em nota.  

"A Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados esclarece que o novo secretário-adjunto será Pedro Maciel Capeluppi, que foi adjunto e braço direito do secretário especial Diogo Mac Cord em todas as entregas à frente da Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura — antigo cargo ocupado na pasta. A secretaria agradece os valiosos serviços prestados por Idalício de Jesus Silva e esclarece que as trocas de cargos são processos naturais decorrentes das mudanças que o secretário especial promove desde a sua chegada."


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação