RECUPERAÇÃO DA ECONOMIA

Investimento produtivo cresce 16,3% no terceiro trimestre, diz Ipea

Resultado do Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), contudo, ainda não anula as perdas sofridas na pandemia

Marina Barbosa
postado em 30/11/2020 11:57 / atualizado em 30/11/2020 11:59
 (crédito: Breno Fortes/CB/D.A Press)
(crédito: Breno Fortes/CB/D.A Press)

Após sofrer um baque histórico no início da pandemia de covid-19, os investimento produtivo cresceu 16,3% no Brasil no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o trimestre anterior. É o que aponta o Indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado nesta segunda-feira (30/11).

De acordo com o Ipea, o indicador de FBCF despencou 24,5% no segundo trimestre deste ano, mas voltou a crescer a partir de julho. A alta foi puxada, sobretudo, pela construção civil, que avançou 18,4% nesse período; mas também pelo consumo aparente de máquinas e equipamentos, que subiu 9,7% no trimestre e foi impulsionado pela importação de plataformas de petróleo em setembro.

A recuperação do indicador que reflete os investimentos produtivos realizados no país, contudo, não é suficiente para compensar todas as perdas sofridas no início da pandemia de covid-19. Segundo o Ipea, apesar de ter crescido 16,3% na margem, o resultado do terceiro trimestre ainda é 2,8% menor que o registrado no mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, o saldo é negativo em 4,7%. E no acumulado em doze meses, os investimentos caíram 3,6%.

O resultado isolado do mês de setembro, por sua vez, já mostra um crescimento na comparação anual. De acordo com o Ipea, em setembro, o Indicador de Formação Bruta de Capital Fixo cresceu 3,5% na comparação com o mês anterior e também registrou uma alta de 1,1% em relação ao mesmo mês de 2019.

A construção civil também já apresenta resultados positivos na comparação anual. Esse setor não parou nem na quarentena e vem crescendo de forma vigorosa há cinco meses consecutivos, segundo o Ipea. Por isso, em setembro, cresceu 2% em relação ao mês anterior e 10,9% na comparação com o mesmo mês do ano passado. No ano, o saldo de investimentos na construção civil ainda é negativo em 1,6%.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação