CONJUNTURA

Confiança do empresariado industrial segue em alta no mês de dezembro

Índices de todos os setores estão acima da média, sinalizando otimismo elevado neste fim de ano

Jailson R. Sena*
postado em 15/12/2020 15:05 / atualizado em 15/12/2020 15:07
 (crédito: Divulgação/Agência Brasil)
(crédito: Divulgação/Agência Brasil)

Empresários dos 30 setores analisados no Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) continuam confiantes em dezembro. É o que mostra a pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta terça-feira (15/12), com mínima de 57 pontos, no setor de obras de infraestrutura, e máxima de 67,7 pontos, em metalurgia.

Segundo o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, os índices de todos os setores industriais estão bem acima dos 50 pontos, sinalizando otimismo elevado. “Estamos em patamares de confiança do período anterior à pandemia. Isso é positivo porque indica propensão a aumento dos investimentos no próximo ano”, analisa.

A pesquisa também mostra que houve aumento da confiança em 18 setores pesquisados. As maiores altas foram nos setores de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (5,5 pontos), de outros equipamentos de transporte (3,1 pontos) e em obras de infraestrutura (3 pontos).

Maiores quedas

As maiores quedas na confiança ocorreram nos setores de bebidas (-3,4 pontos), de couro e artefatos de couro (-3 pontos) e de produtos de borracha (-2 pontos). O Icei ouviu 2.315 empresas entre 1º e 11 de dezembro. Dessas, 888 são pequenas; 852, médias; e 575, grandes.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação