Câmara

Preocupado com pauta econômica, Lira procura Bolsonaro e Guedes

Presidente da Câmara teme que a prisão do deputado Daniel Silveira atrapalhe o andamento de pautas como a volta do auxílio emergencial

Marina Barbosa
postado em 18/02/2021 12:46 / atualizado em 18/02/2021 12:49
 (crédito: Luis Macedo/CB/D.A Press)
(crédito: Luis Macedo/CB/D.A Press)

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), está preocupado com o andamento da pauta econômica agora que os deputados estão debruçados sobre a prisão de Daniel Silveira (PSL-RJ). Por isso, se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro e, também, entrou em contato com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para tratar do assunto nesta quinta-feira (18/2).

Lira se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio da Alvorada nesta manhã. O compromisso não constava na agenda oficial das autoridades e tratou da pauta da Câmara dos Deputados, que prometia destravar a agenda econômica e a retomada do auxílio emergencial a partir desta semana, mas agora precisa deliberar sobre a prisão de Daniel Silveira.

Segundo aliados de Lira, há uma preocupação de que o episódio envolvendo o deputado bolsonarista contamine o ritmo da agenda econômica. Alguns parlamentares defendem, então, que é preciso dar uma resposta rápida ao assunto, o que possivelmente envolve a confirmação da prisão de Daniel Silveira e requer que o presidente Bolsonaro continue em silêncio sobre a situação do seu aliado, para que o Legislativo retome o foco econômico.

Há a percepção, no entanto, que o governo precisa avançar com as propostas que vão permitir a retomada do auxílio emergencial, como a PEC do Pacto Federativo e a PEC Emergencial. Por isso, Lira já telefonou para o ministro Paulo Guedes. Lira e Guedes também devem tratar do assunto em almoço com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), nesta quinta-feira.

Novo auxílio

Como mostrou o Correio, Pacheco e os líderes partidários do Senado querem dissociar a pauta econômica da prisão de Silveira. A ideia continua sendo aprovar o novo auxílio em até três semanas, para que o benefício seja pago a partir de março. Por isso, o Senado pode pautar para a próxima semana as propostas relativas ao auxílio emergencial. A votação só depende da apresentação dos pareceres da PEC Pacto Federativo e da PEC Emergencial por parte do senador Marcio Bittar (MDB-AC), que também se reúne com o ministro da Economia nesta quinta-feira.

Bittar vai se encontrar com Guedes no Ministério da Economia, acompanhado do governador do Acre, Gladson Cameli (PP), e da presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), deputada Flávia Arruda (PL-DF). Ao Correio, Flávia Arruda já garantiu que não vai mudar o cronograma da CMO, que prevê a aprovação do Orçamento até o fim de março, por conta da prisão de Daniel Silveira. Ela explicou que "o país não pode mais esperar”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação