Previdência

Revisão da vida toda: governo qualifica decisão do STF como "desastre" para contas públicas

Estimativas mostram que o impacto do recálculo do valor da aposentadoria será de ao menos R$ 46 bilhões até 2029, considerando revisões e concessões

Fernanda Strickland
Luana Patriolino
postado em 25/02/2022 15:43 / atualizado em 25/02/2022 15:43
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O Supremo Tribunal Federal (STF) foi a favor da revisão de aposentadorias levando em consideração toda a vida trabalhada, chamado “revisão da vida toda”, permitindo assim o recálculo do valor da aposentadoria. A decisão foi um desastre para as contas públicas, segundo técnicos do governo.

As estimativas mostram que o impacto para a Previdência será de ao menos R$ 46 bilhões até 2029, considerando revisões e concessões. De acordo com interlocutores do governo, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não possui o mecanismo e o fluxo financeiro para uma revisão deste tipo. A fila de requerimentos está com 1,7 milhão de pedidos, e a tendência é de que cresça ainda mais.

Ainda segundo as fontes, a Advocacia-Geral da União (AGU) vai aguardar a proclamação do resultado final do julgamento para se manifestar.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação