COMBUSTÍVEIS

Adriano Pires desiste de ocupar a presidência da Petrobras

Desistência ocorre após a divulgação da informação de que Adriano Pires teria conflitos de interesse e não seria aprovado para assumir como presidente da estatal pelos órgãos estatais, como o Tribunal de Contas da União (TCU)

Michelle Portela
postado em 04/04/2022 13:39 / atualizado em 04/04/2022 14:59
 (crédito: Divulgação/CDME)
(crédito: Divulgação/CDME)

O economista Adriano Pires comunicou, na manhã desta segunda-feira (4/4), ao Palácio do Planalto que não irá assumir a presidência da Petrobras. A desistência ocorre após a divulgação da informação de que ele teria conflitos de interesse e não seria aprovado para assumir como presidente da estatal pelos órgãos estatais, como o Tribunal de Contas da União (TCU). 

Na última sexta-feira (1º), o Ministério Público pediu ao TCU que Pires fosse impedido de assumir o cargo enquanto não houvesse uma investigação do governo, pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pela Comissão de Ética, além de uma apuração pela própria Petrobras sobre a atuação dele no setor privado. 

Adriano Pires e o filho dele, Pedro Rodrigues Pires, são sócios do Centro Brasileiro de Infraestrutura (Cbie), o que traria conflitos de interesse para o indicado do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao comando da Petrobras. A lei 13.303/2016, conhecida como Lei das Estatais, veda que executivos dessas empresas tenham parentes em empreendimentos concorrentes.

O Ministério de Minas e Energia emitiu nota oficial em que nega ter conhecimento da desistência de Adriano Pires para comandar a Petrobras. "O Palácio do Planalto e o Ministério de Minas e Energia não receberam nenhum comunicado oficial do Senhor Adriano Pires nesta segunda-feira (04/04)", diz a assessoria de imprensa da pasta.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação