TROCA DE CADEIRAS

Presidente do Flamengo desiste de presidir conselho da Petrobras

Empresário foi indicado pelo governo Bolsonaro ao cargo de presidente do Conselho Administrativo. Antes de chegar ao Flamengo, Landim fez parte da gestão da Petrobras por 26 anos

Marcus Benjamin Figueredo
postado em 03/04/2022 13:12 / atualizado em 03/04/2022 19:56
 (crédito: Reprodução/Redes sociais)
(crédito: Reprodução/Redes sociais)

O presidente do Clube de Regatas do Flamengo, Rodolfo Landim, anunciou, neste domingo (3/4), que desistiu de tomar posse como presidente do Conselho Administrativo da Petrobras. A oferta foi formalizada pelo governo federal no último 28 de março, quando também houve a nomeação do economista Adriano Pires à presidência da estatal.

O general Joaquim Silva e Luna foi demitido do cargo máximo da Petrobras juntamente com Eduardo Bacellar Leal Ferreira, nome que seria substituído por Landim na presidência do Conselho. A reformulação na gestão da empresa foi motivada por uma tentativa do governo de manter os preços dos combustíveis, e a crise atrelada a eles, sob controle. 

Em comunicado divulgado no site do Flamengo, no qual diz se dirigir ao torcedor do time carioca, Landim afirma que “apesar do tamanho e da importância da Petrobras para o nosso país, e da enorme honra para mim em exercer este cargo, gostaria de informá-lo que resolvi abrir mão desta indicação, concentrando todo meu tempo e dedicação para o ainda maior fortalecimento do nosso Flamengo.”

Na mesma nota, Landim afirma ter encaminhado “ao Exmo Ministro de Minas e Energia, Sr. Bento Albuquerque, um documento com esta posição, deixando claro meu agradecimento pelo convite e relatando minha preocupação em não conseguir, dada a dedicação que as duas instituições demandariam nesse momento, exercer ambas as funções com a excelência por mim desejada e à altura que a Petrobras e o Flamengo merecem.”

O empresário acumulou experiência no setor de petróleo e gás e ocupou cargos na gestão da Petrobras por 26 anos, incluindo a presidência da antiga BR Distribuidora. Na sequência, abandonou a estatal e trabalhou com o empresário Eike Batista na mineradora MMX e na petroleira OGX. 

Leia a nota divulgada no site do Flamengo:

"Caro Sócio e torcedor rubro-negro

Como já foi amplamente divulgado pela imprensa, tive a honra de ter meu nome indicado para a presidência do Conselho de Administração da Petrobras.

Depois de mais de 26 anos trabalhando na empresa, tendo exercido vários cargos na sua alta administração, o convite feito seria um retorno a um local que por muito tempo fez parte de minha vida.

Apesar do tamanho e da importância da Petrobras para o nosso país, e da enorme honra para mim em exercer este cargo, gostaria de informá-lo que resolvi abrir mão desta indicação, concentrando todo meu tempo e dedicação para o ainda maior fortalecimento do nosso Flamengo.

Encaminhei ao Exmo Ministro de Minas e Energia, Sr. Bento Albuquerque, um documento com esta posição, deixando claro meu agradecimento pelo convite e relatando minha preocupação em não conseguir, dada a dedicação que as duas instituições demandariam nesse momento, exercer ambas as funções com a excelência por mim desejada e à altura que a Petrobras e o Flamengo merecem.

Em relação ao Flamengo, os últimos acontecimentos me demonstraram a necessidade de termos todos nós o compromisso de um grau ainda maior de dedicação e foco ao Clube.

Como sempre falei, ao ter sido reeleito pelos sócios para um mandato de mais três anos, exercer bem o cargo de presidente do Flamengo é minha total prioridade.

Saudações rubro-negras

Rodolfo Landim
Presidente do Clube de Regatas do Flamengo"

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação