Combustíveis

Petrobras: TCU ainda não julgou possíveis conflitos de interesse de Pires

Filho do indicado para assumir a presidência da Petrobras é sócio e diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (Cbie), empresa de consultoria de Adriano Pires

Michelle Portela
postado em 04/04/2022 12:14 / atualizado em 04/04/2022 12:14
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

O filho do economista Adriano Pires é sócio e diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (Cbie), o que traz um novo conflito de interesse para o indicado do presidente Jair Bolsonaro (PL) à presidência da Petrobras. A lei 13.303/2016, conhecida como Lei das Estatais, veda que executivos dessas empresas tenham parentes em empreendimentos concorrentes.

Pires é proprietário da empresa fundada em 2000 e, por isso, o Ministério Público do Tribunal de Contas da União (TCU) barrou a posse dele na presidência da maior estatal brasileira. O assunto é tratado no processo número 005.990/2022-0 do Tribunal de Contas, de relatoria do ministro Antonio Anastasia, e ainda não possui decisão, conforme informado pela assessoria do órgão na manhã desta segunda-feira (4/4).

O Cbie se apresenta como uma consultoria especializada em regulação e assuntos estratégicos em energia. Entre os nomes dos quadros da empresa consta Pedro Rodrigues Pires, filho de Adriano Pires, como sócio diretor. Assim, mesmo que Pires se afaste da empresa, ainda estaria pendente das atividades profissionais do filho, que também teria de se afastar do cargo. 

Entenda

A questão familiar e empresarial de Adriano Pires não é a única a ser definida para a sucessão na presidência da estatal. O presidente do Clube de Regatas do Flamengo, Rodolfo Landim, comunicou sua decisão de recusar a indicação para o Conselho de Administração da estatal.

Landim integra a lista com outros 13 nomes indicados em março pelo governo Jair Bolsonaro, que inclui Pires, para a presidência da empresa.

Na sexta-feira (1º), o Ministério Público junto ao TCU ingressou com pedido para que Pires não assuma a presidência da Petrobras antes de uma investigação do governo e da estatal sobre eventual conflito de interesse. Enquanto isso, o MP pede que o Tribunal proíba Pires de assumir a petroleira.

Caso o consultor siga o mesmo caminho de Landim e recuse a indicação para o cargo, porém, o governo teria de enviar uma nova lista de indicados à Petrobras.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação