FUNCIONALISMO

Banco Central: greve dos servidores pode afetar Pix e divulgação do Focus

Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) vai se encontrar com um representante do governo federal nesta terça-feira (4/4) para discutir as demandas da categoria

Maria Eduarda Angeli*
postado em 04/04/2022 15:23 / atualizado em 04/04/2022 15:23
 (crédito: Marcelo Casal/Agência Brasil)
(crédito: Marcelo Casal/Agência Brasil)

greve dos servidores do Banco Central (BC) continua nesta segunda-feira (4/4). Com a premissa de ocorrer por tempo indeterminado, o movimento tem expectativa de adesão de 60%, segundo o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal). A unidade afirma que o movimento poderá afetar o Pix — sistema instantâneo de pagamentos —, a divulgação do boletim Focus e outros serviços do órgão.

O objetivo da categoria é conseguir um reajuste salarial e a reestruturação de carreira de analistas e técnicos do BC. De acordo com o Sinal, o movimento trouxe como primeiro resultado uma reunião oficial com o governo federal, que deverá acontecer nesta terça-feira (5), às 10h30. A expectativa do sindicato é de que haja apresentação de uma proposta por parte do Estado. Caso isso não ocorra, a greve iniciada na última sexta-feira (1º) será mantida.

A tendência, conforme afirma a unidade sindical, é de que a porcentagem de funcionários aderindo à greve aumente com a continuidade da iniciativa. Foi informado, também, que 725 comissionados entregaram suas comissões até esta segunda-feira. As portarias, porém, ainda não foram efetivadas.

O presidente do Sinal, Fábio Faiad, disse que a greve será realizada de forma “responsável, respeitando a lei dos serviços essenciais”. Como o Pix e outras atividades do BC, a exemplo do Focus e manutenção do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), não se encontram dentro do escopo da lei dos serviços essenciais poderão ser total ou parcialmente interrompidas.

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação