Funcionalismo

Greve dos servidores do Banco Central começa nesta sexta-feira (1°/4)

Segundo o sindicato, não tem nenhuma chance da categoria recuar, podendo assim afetar o Pix e outros serviços do Banco Central

Fernanda Strickland
postado em 31/03/2022 10:42 / atualizado em 31/03/2022 10:58
 (crédito:  Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Servidores do Banco Central (BC) afirmam que a greve geral inicia nesta sexta-feira (1°/4) e vai permanecer sem chance de a categoria recuar. De acordo com o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), a greve pode afetar até mesmo o Pix — sistema único de pagamento instantâneo — e outros serviços do órgão.

O presidente do Sinal, Fábio Faiad, pontuou que a greve dos servidores será feita respeitando a lei de serviços essenciais. Mas, lembra que o Pix e outras atividades do BC não se encontram dentro do escopo dessa lei. Portanto, a greve poderá interromper parcialmente a ferramenta e a distribuição de moedas e cédulas.

Poderá também interromper, parcial ou totalmente, a divulgação do boletim Focus e de diversas Taxas, o monitoramento e a manutenção do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e da mesa de operações do Demab, o atendimento ao público e outras atividades.

O objetivo da mobilização dos servidores é buscar o reajuste salarial não só para os policiais federais, mas também para o Banco Central, bem como a Reestruturação de Carreira de Analistas e Técnicos do BC (demandas sem impacto financeiro).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação