Energia

Privatização da Eletrobras será apreciada "em breve" pelo TCU, diz ministro

Relator do processo, ministro Aroldo Cedraz, disse que modelagem de capitalização está em fase final de debate

Michelle Portela
postado em 07/04/2022 10:25 / atualizado em 07/04/2022 10:47
 (crédito: José Lins/Acervo Eletrobras)
(crédito: José Lins/Acervo Eletrobras)

O Tribunal de Contas da União (TCU) deverá debater a modelagem para a privatização da Eletrobras "em breve". É o que garantiu o relator do processo, ministro Aroldo Cedraz, durante debate sobre o tema realizado pelo órgão nesta quinta-feira (7/4). Também presente no evento, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o Brasil está sendo pressionado pela guerra a "acelerar a transição energética". 

O debate público visa ouvir contribuições e avaliações de especialistas e investidores sobre a modelagem da capitalização da Eletrobras, última etapa do processo de desestatização que irá a julgamento pelo TCU.

O vice-presidente do TCU, Bruno Dantas, disse que todas as etapas internas para esse segundo exame já foram vencidas, faltando apenas a formulação do voto do relator e a apreciação pelo plenário, "que terá como principal foco o interesse dos consumidores".

Em sua fala, Guedes ressaltou que a privatização pode acelerar adaptação do país às novas formas de geração de energia. "A pandemia aceletou a transação digital, enquanto a guerra trouxe a necessidade de darmos um grito de independência energética em busca de energia mais limpa e mais barata", disse o ministro. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação