FUNCIONALISMO

Servidores do Banco Central suspendem greve até maio

A decisão foi tomada após Assembleia Geral Nacional do Sindicato que representa a categoria

Fernanda Strickland
postado em 19/04/2022 19:52
 (crédito:  Marcello Casal Jr/ Agência Brasil )
(crédito: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil )

O Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) afirmou, nesta terça-feira (19/04), que a greve geral dos servidores foi suspensa até maio. Segundo eles, uma vez que o presidente do BC, Roberto Campos Neto, declarou que a proposta de 5% era oficial, garantiu a implementação de dois pontos da pauta não salarial e se comprometeu a conseguir uma reunião com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, ainda em abril.

Segundo o Sinal, essa reunião vai avançar nas negociações. “Nós demos um voto de confiança ao Campos Neto até 2 de maio de 2022, para batalhar por uma proposta ainda melhor para os analistas e técnicos do BC”, informou. “Nós declaramos que 5% são insuficientes, apresentamos uma contraproposta abrindo mão de que o reajuste de 27% seja no primeiro semestre de 2022, permitindo que a Medida Provisória tenha validade apenas a partir de 1/7/2022”.

O sindicato disse que além disso, estão cobrando novamente o atendimento integral à pauta não salarial. “Aguardamos por um prazo de 2 semanas para que uma resposta ou uma nova proposta seja trazida pelo governo”, observou. “Até lá, daremos uma pausa na greve e estaremos em operação-padrão e em paralisações diárias de 14 às 18h, aguardando um posicionamento oficial do Governo”, disse.

Porém o presidente do Sinal, Fabio Faiad afirmou que se nada for oferecido oficialmente, a greve será retomada automaticamente a partir de 3 de maio de 2022.

Greve

Há uma semana, os servidores se reuniram em assembleia, após o fracasso de nova rodada de negociações com a diretoria da autarquia. Os funcionários do órgão responsável por gerir a política econômica nacional pediram recomposição salarial de 26,3% e reestruturação de carreira.

Pelo menos 80% dos 1,3 mil servidores do Banco Central presentes na assembleia votaram pela continuidade da greve, de um total de 3,5 mil membros da categoria na ativa. Segundo o presidente do Sinal, isso pode prejudicar ainda mais a divulgação de indicadores nacionais medidos pelo BC, como taxas financeiras e o Boletim Focus, de estatísticas de mercado.

“A greve do BC vai continuar por tempo indeterminado, contando com a adesão de mais de 60% dos servidores, pois não houve reunião com Campos Neto, conforme anunciado pela Diretoria de Administração na semana passada”, disse Faiad.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação