Votação no TCU

Ministro pede vista e processo da Eletrobras é adiado em 20 dias

Magistrados conseguiram adiar, nesta quarta-feira (20/4), a votação do acórdão do processo de privatização da Eletrobras pela Corte por até 20 dias, após pedido de vista do ministro Vital do Rêgo

Michelle Portela
postado em 20/04/2022 17:44 / atualizado em 20/04/2022 17:44
 (crédito: TCU/Assessoria/Divulgação)
(crédito: TCU/Assessoria/Divulgação)

Os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) venceram mais um capítulo no processo de desestatização da Eletrobras. Nesta quarta-feira (20/4), os magistrados conseguiram adiar a votação do acórdão do processo pela Corte por até 20 dias, após pedido de vista do ministro Vital do Rêgo, dificultando o objetivo do governo de finalizar a privatização até 13 de maio.

Vital do Rêgo criticou a proposta dos ministros de estabelecer o prazo de análise em sete dias, ao defender a previsão constitucional de pedido de vista e o prazo de 60 dias. “Esse problema da privatização é do governo, mas o tribunal não pode rasgar a Constituição sob pena de a gente não ter muito o que fazer aqui”, ressaltou.

5G

Rêgo fez o pedido após a leitura do voto do relator Aroldo Cedraz, que se manifestou favorável à continuidade do procedimento pelo governo, com ajustes. A presidente da Corte, Ana Arraes, disse que acolhia o pedido de acordo com o prazo regimental, estabelecido em no mínimo 20 dias, desde o julgamento do processo do 5G.

O ministro Bruno Dantas, relator do processo do 5G, disse que a medida adotada naquela ocasião compreendia o pedido de vista por uma semana, mas que não voltará a repetir o ato. “O 5G era uma situação inusitada, nova. Agora, examinando melhor, não votarei nesta assento para reduzir além de 20 dias o prazo do ministro que pedir vista. Acho que esse tipo de procedimento definitivamente não é útil para a construção de uma unidade do nosso tribunal”, disse.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação