CENTRÃODUTO

Deputado critica troca no MME: "Oligopólio para nos engolir"

Danilo Forte (União-CE) preside a Frente Parlamentar das Energias Renováveis e defendeu que a relação com o ex-ministro era positiva: "Estava sintonizado com o setor"

Cristiane Noberto
postado em 11/05/2022 21:11 / atualizado em 11/05/2022 21:11
Na avaliação do deputado, a mudança se trata de uma
Na avaliação do deputado, a mudança se trata de uma "ameaça" - (crédito: Agencia Câmara)

O deputado Danilo Forte (União-CE) afirmou nesta quarta-feira (11/5) que a troca de cadeiras na chefia do Ministério de Minas e Energia (MME) é “muito preocupante” e que o ex-ministro Bento Albuquerque estava “sintonizado com o setor”. O parlamentar preside a Frente Parlamentar das Energias Renováveis.

“É muito preocupante, num momento crítico como esse, em que o Brasil está perplexo diante da retomada da inflação — em que combustíveis e energia são os pilares dessa retomada dos preços — fazer uma mudança como essa, de um ministro que estava sintonizado com o setor, que tinha abertura para o diálogo e uma compreensão plena do papel e da importância das energias renováveis no Brasil”, escreveu em nota.

Na avaliação do deputado, se trata de uma “ameaça” ao “ transferir ainda mais a poupança popular para grupos privados, oligopólios, que tomaram conta do mercado de energia a gás”, o que ele julga como “retrocesso” diante do avanço das energias limpas no mundo.

“A decisão de mais uma vez criar um oligopólio para nos engolir no futuro e amargar de novo a volta do processo recessivo é preocupante. Não conheço o novo ministro, terei prazer em conhecê-lo, mas ele entra em um momento muito difícil”, finalizou.

Albuquerque foi demitido por não querer colaborar com uma pauta de interesse do Centrão: investir cerca de R$ 100 bilhões tirados do pré-sal na construção de um mega-gasoduto. A obra, contudo, poderia favorecer especialmente Carlos Suarez, o “rei do gás”, ex-sócio da empreiteira OAS, que possui um oligopólio em oito estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação