ENERGIA

Eletrobras: TCU aprova fiscalização extra e freia privatização

A coleta de informações extras deve dificultar o processo de privatização pretendida pelo governo federal, que defendia a venda da empresa até o fim de maio

Michelle Portela
postado em 12/05/2022 12:19 / atualizado em 12/05/2022 12:20
 (crédito: Bárbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)
(crédito: Bárbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)

O plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou, na quarta-feira (11/5), uma fiscalização extra a ser realizada na Eletrobras, cujo modelo de privatização está sob análise no órgão. O processo pode atrasar a privatização pretendida pelo governo federal, que defendia a venda da empresa até o fim de maio.

Há pouco mais de uma semana, o ministro revisor do processo, Vital do Rêgo, solicitou informações adicionais, como dados sobre parcelas dos recursos advindos do empréstimo compulsório de energia utilizados no projeto da usina hidrelétrica da Itaipu e no sistema de transmissão, e sobre a indenização sobre atividades de geração de energia elétrica.

O ministro também pediu para o governo informar o valor que a Eletrobras e suas subsidiárias solicitaram à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) como indenização complementar para atividades de geração, entre outros temas. 

O governo federal corre para aprovar a privatização da estatal ainda neste ano, e precisa, para isso, do aval da corte. No voto dessa quarta, o ministro afirmou ter encontrado “elevada contabilização de provisões para contingências”.

Julgamento

Embora o novo pedido de informações tenha ocorrido na sessão do pleno de quarta-feira, o julgamento sobre o processo de desestatização está mantido no calendário do TCU para a próxima quarta-feira (18), quando ocorrem as sessões plenárias do órgão.

No fim de abril, o TCU suspendeu a análise da segunda e última fase do processo e concedeu vista coletiva, ou seja, mais tempo para os ministros estudarem o caso, de 20 dias. O prazo começou a contar no dia 25 de abril, primeiro dia útil após o feriado de Tiradentes.

“O prazo [de vista coletiva] termina no dia 14/5, o que leva o processo a ser incluído automaticamente na pauta da sessão seguinte, dia 18/5”, informou a assessoria do tribunal.

  

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação