Conjuntura

Confiança do consumidor 4,1 pontos em agosto, aponta FGV

De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira (25/8), o índice chegou a registrar 83,6 pontos, em uma escala de zero a 200, superando o pré-pandemia pela 1ª vez

Fernanda Strickland
postado em 25/08/2022 11:53 / atualizado em 25/08/2022 18:45
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), subiu 4,1 pontos em agosto de 2022. O índice chegou a registrar 83,6 pontos, em uma escala de zero a 200, superando o pré-pandemia pela 1ª vez. Em médias móveis trimestrais, o índice avançou 2,7 pontos.

Segundo a FGV, em agosto, o resultado positivo do ICC foi influenciado pela melhora das percepções sobre a situação presente, mas principalmente das expectativas em relação aos próximos meses. O Índice de Expectativas (IE) avançou 6,0 pontos, para 92,6 pontos, maior valor desde fevereiro de 2020, período pré-pandemia.

Para Viviane Seda Bittencourt, coordenadora das Sondagens, a confiança dos consumidores em agosto voltou a apresentar resultados positivos motivados pela melhora das expectativas em relação aos próximos meses.

“Existe uma visão mais favorável sobre o ambiente econômico no curto prazo, que pode estar sendo influenciado pela melhora do mercado de trabalho e desaceleração da inflação. Isso contribui para o aumento do ímpeto de compras, que ocorre de forma mais intensa para as classes de renda mais altas”, explicou. “Contudo, o cenário político ainda pode gerar turbulência nos próximos meses”, completou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação