CB Fórum Agro

Brasil é "polo de inovação" no agro, diz coordenadora da Cargill

A falta de capacitação em sustentabilidade no Brasil também foi outro assunto abordado por Caroline Holtz Rolim, durante o 'CB Fórum Agro 4.0', evento promovido pelo Correio — em parceria com a ABDI

Raphael Pati*
postado em 09/11/2022 21:37 / atualizado em 09/11/2022 21:37
Caroline Holtz Rolim, coordenadora de sustentabilidade da Cargill -  (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
Caroline Holtz Rolim, coordenadora de sustentabilidade da Cargill - (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

O protagonismo do Brasil na sustentabilidade dentro do agronegócio nos últimos anos foi um dos temas abordados pela coordenadora de sustentabilidade da Cargill, Caroline Holtz Rolim, que reforçou: o país é referência mundial dentro do setor. Ela destacou a legislação brasileira como “muito severa e completa” e também apontou a existência de grupos setoriais “muito organizados para discutir sustentabilidade”.

“A gente tem aqui um grupo muito capacitado, o grupo de excursão aqui é um bom exemplo disso, e a gente tem os cérebros ligados à sustentabilidade, que estão pensando em soluções nos lugares mais difíceis de se ter essas soluções e onde (se) tem mais oportunidades, ao mesmo tempo. Então eu acho que o Brasil está mostrando que é um polo exportador dessas soluções de inovação”, defendeu Caroline durante o CB Fórum Agro 4.0, promovido pelo Correio — em parceria com a ABDI.

Mesmo assim, a coordenadora lamenta o fato de existir pouca capacitação técnica e profissional voltada exclusivamente à sustentabilidade. Segundo Caroline, faltam universidades no país que tratem do assunto de maneira mais específica. 

“Hoje tem muita gente querendo trabalhar com sustentabilidade, mas não tem formação para isso, justamente porque, como eu falei, não tem uma formação, a gente vê ‘master’, a gente vê MBA, a gente vê especialização ligadas à sustentabilidade e o perfil dos alunos que estão fazendo essas especializações são os mais diversos possíveis”, abordou.

No entanto, Caroline já percebe uma mudança comportamental em empresas do setor do agronegócio para priorizar a inovação e, acima de tudo, a sustentabilidade dentro do ambiente do agro no Brasil.

“Eu lembro que, há menos de dez anos, as áreas de sustentabilidade, se existiam nas empresas, era uma pessoa ou duas (pessoas). Hoje em dia, todas as empresas do agro têm pelo menos um time de sustentabilidade e esse time está crescendo em uma velocidade maior do que todas as outras áreas. Essa é a sensação que eu tenho”, frisou.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

*Estagiário sob a supervisão de Ronayre Nunes

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação