FÓRUM AGRO 4.0

Inovação tem que ser um processo coletivo, explica gerente da ABDI

"O ecossistema é formado tanto pelos usuários da tecnologias, os produtores, quanto pelos provedores de tecnologias", explicou o gerente de difusão de tecnologias da ABDI, Bruno Jorge Soares

Fernanda Strickland
postado em 09/11/2022 18:56 / atualizado em 09/11/2022 18:57
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A. Press)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A. Press)

O gerente da unidade de difusão de tecnologias da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Bruno Jorge Soares, explicou que a questão da entidade com os ecossistemas é antiga e remete à própria visão da inovação.

“Em um primeiro momento, a gente pensava na inovação como um processo individual das empresas, depois passou por um processo aberto com outras empresas e hoje ele tem que ser coletivo”, disse Soares.

Segundo o especialista, os projetos da associação evoluíram de projetos específicos, como aqueles para a propriedade e agroindústrias, para projetos que mudem para ecossistemas. “E o ecossistema é formado tanto pelos usuários da tecnologias, os produtores, quanto pelos provedores de tecnologias e instituições também facilitadoras deste diálogo”, explicou.

Soares participou nesta quarta-feira (9/11) da segunda edição do CB Fórum Agro 4.0, evento promovido promovido pela ABDI em parceria com o Correio Braziliense. A iniciativa reúne entes do setor público e privado para discutir as próximas tendências e ações do ecossistema de inovação sobre tecnologias no agronegócio.

O gerente apontou ainda ser dificil dimensionar quantos ecossistemas há no país. “A gente tenta tirar fotos na ABDI deste cenário, mas cada vez que a gente revela a foto esse cenário já está impreciso”, observou.

Preço dos insumos

Para Bruno Jorge Soares, contudo, um fator importante sobre os ecossistemas é de que há uma pressão na agricultura pelos insumos, pela questão dos preços dos produtos. “E isso tem a ver com os dados que vão formar preços, e formar os preços destes insumos. Hoje, quando a gente precifica um seguro, uma solução de seguro ou de financiamento, para o setor de agro, para uma propriedade rural, muitas vezes têm dados que não têm uma acurácia e que poderiam ser melhorados, por exemplo, se tivessem sensores da produção, da planta”, avaliou.

Ainda segundo o gerente da unidade de difusão de tecnologias da ABDI, organizar ecossistemas em torno desses dados, e da estrutura de governança em torno desses dados, é uma das prioridades para a entidade. “Esses dados da produção ajudam a formar os preços de commodities, ajudam a direcionar investimentos de tecnologia. Uma discussão sobre esses dados, em torno desses dados de governança, é uma das principais ações.”

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação