Conjuntura

Índice de Confiança de Serviços cede 1,5 ponto em dezembro, aponta FGV-Ibre

ICS cai pelo terceiro mês consecutivo, acumulando perda de 9,5 pontos no 4º trimestre de 2022

Mariana Albuquerque*
postado em 29/12/2022 10:32 / atualizado em 29/12/2022 10:33
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) cedeu 1,5 ponto em dezembro, para 92,2 pontos, menor nível desde fevereiro de 2021 (89,2 pontos), de acordo com a pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV-Ibre) nesta quinta-feira (29/12).

O índice cai pelo terceiro mês consecutivo, acumulando perda de 9,5 pontos no 4º trimestre de 2022. Em médias móveis trimestrais, o índice também recuou 3,2 pontos. "Em dezembro, o resultado do ICS foi influenciado principalmente pela piora das avaliações sobre a situação atual, mas também das expectativas para os próximos meses", explica em nota a instituição.

“Este resultado foi influenciado tanto pela piora do indicador que mede o volume de demanda atual, que recuou 2,8 pontos, para 93,8 pontos, quanto do indicador da situação atual dos negócios que caiu 2,3 pontos, para 94,8 pontos”, continua a nota da FGV.

Outros índices

O Índice de Expectativas (IE-S) também cedeu 0,6 ponto, para 90,1 pontos, menor nível desde abril de 2021 (88,7 pontos). "Os dois componentes do índice também caíram: o indicador que mede a demanda prevista nos próximos três meses variou -0,3 ponto, para 91,2 pontos, e o indicador de tendências dos negócios nos próximos seis meses recuou 0,8 ponto, para 89,2 pontos", mostra a pesquisa.

O Índice de Situação Atual (ISA-CST) caiu 2,6 pontos, para 94,3 pontos, menor nível desde março (90,9 pontos). E o Índice de Expectativas (IE-S) cedeu 0,6 ponto, para 90,1 pontos, menor nível desde abril de 2021 (88,7 pontos).

A Sondagem de Serviços de dezembro coletou informações de 1.506 empresas entre os dias 1º e 27 do mês.

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação