Cannabis

Legalização da maconha aumenta oportunidades de emprego no setor agrícola

Estudo analisou as tendências de emprego e salário em estados norte-americanos com e sem a legalização de cannabis para uso adulto

Cecília Sóter
postado em 03/01/2023 14:35 / atualizado em 19/07/2023 12:40
DROGA ERA TRANSPORTADA PARA CRISTALINA (GO) -  (crédito: Elsa Olofsson/Unsplash)
DROGA ERA TRANSPORTADA PARA CRISTALINA (GO) - (crédito: Elsa Olofsson/Unsplash)

Um estudo publicado pela National Bureau of Economic Research (NBER) aponta que a legalização da maconha aumenta as oportunidades de trabalho, refutando os argumentos proibicionistas de que a reforma prejudica a força de trabalho.

Pesquisadores da San Diego State University e da Bentley University afirmaram que esse estudo é o “primeiro a explorar o impacto da legalização da maconha recreativa nos resultados do mercado de trabalho de indivíduos em idade produtiva”, analisando as tendências de emprego e salário em estados norte-americanos com e sem a legalização de cannabis para uso adulto.

Para os proibicionistas, a legalização criaria problemas de saúde e segurança, prejudicando os resultados trabalhistas e as oportunidades de emprego. Se isso fosse verdade, o estudo teria apresentado “impactos negativos substanciais” na economia e na força de trabalho, mas a análise não apresentou evidências para apoiar essas alegações.

“Em vez disso, nossas descobertas mostram algumas evidências de que a adoção da legalização da maconha recreativa está associada a pequenos aumentos no emprego adulto no setor agrícola, consistente com a abertura de um novo mercado lícito para produzir e cultivar maconha”, diz o documento. “Entre os estados de adoção precoce, Califórnia, Colorado e (em menor grau) Oregon viram aumentos no trabalho agrícola”, aponta o estudo.

O estudo também encontrou “algumas evidências de que a adoção da legalização da maconha recreativa está associada a ganhos de emprego modestos (geralmente de curto prazo) para hispânicos e indivíduos com mais de 30 anos”.

Os pesquisadores disseram que os “efeitos de emprego (e rendimentos) amplamente nulos e ocasionalmente positivos são robustos” na medida em que:

1) usaram análises de estudo de eventos que testaram tendências pré-legalização e avaliações de “dinâmicas pós-tratamento nos efeitos do mercado de trabalho”,

2) controlou as tendências em estados que fazem fronteira com aqueles com legalização de uso adulto

3) usou “métodos de diferença em diferença recém-desenvolvidos” que minimizam o viés do estudo

4) incluiu “análises de controle sintético de estados de adoção precoce que permitem uma exploração de efeitos econômicos de longo prazo”.

“Juntos, concluímos que a legalização da maconha recreativa tem, no máximo, efeitos discretos sobre o bem-estar econômico de indivíduos em idade produtiva”, afirmam os pesquisadores. “Nossas estimativas mostram que a adoção da legalização da maconha recreativa está associada a um aumento no emprego agrícola, consistente com a abertura de um novo mercado lícito", completam.

Também foi examinado por que a legalização do uso adulto pode ter maiores benefícios econômicos do que as leis de maconha medicinal. Em virtude da expansão do acesso à população em geral, isso “pode aumentar a demanda de trabalho e oferecer novas oportunidades econômicas”.

A legalização do uso recreativo da maconha é mais comumente promulgada com elementos de reforma da justiça criminal, como expurgos. E assim, “ao reduzir mais amplamente a probabilidade de ter antecedentes criminais, a legalização da maconha recreativa pode ter efeito importante sobre as oportunidades de emprego e renda daqueles jovens com uma propensão relativamente maior para uma prisão por porte de maconha”.

“Assim, pode-se esperar que as leis de uso adulto possam ter efeitos maiores sobre aqueles desproporcionalmente prejudicados pela proibição da maconha: jovens negros e hispânicos”, afirmam.

“Finalmente, porque legalização da maconha recreativa expande amplamente o mercado de maconha em um conjunto muito maior de consumidores em potencial do que a maconha medicinal, as expansões na produção e cultivo de maconha podem ser muito mais substanciais. Assim, há maior espaço para o aumento do emprego na agricultura e vendas no varejo (talvez junto com os salários dos trabalhadores) em resposta a esse novo mercado lícito”, apontam.

A introdução da pesquisa contrastou as diferentes perspectivas sobre o assunto, citando o bilionário Elon Musk e o ator e defensor da reforma Seth Rogen.

Musk disse em 2018 que não fuma cannabis regularmente porque acredita que não é “muito bom para a produtividade”. Já Seth disse em 2011 que fuma “muita maconha quando escrevo”.

No entanto, o estudo não tentou verificar se o consumo de cannabis melhora proativamente o desempenho no trabalho. Em vez disso, analisou tendências econômicas mais amplas após a implementação da política de legalização, que de fato associou ao uso médio ligeiramente aumentado por adultos.

A legalização “poderia ter efeitos positivos sobre o emprego e os salários”, disseram os autores. “A introdução de uma nova indústria legal – que pode incluir cultivo e produção de maconha, bem como vendas legais de maconha em dispensários recreativos – pode aumentar o emprego.”

“Além disso, se o acesso legal à maconha induzir a substituição de substâncias que têm impactos negativos na produtividade, incluindo opioides ou consumo excessivo de álcool, os resultados do mercado de trabalho podem melhorar (ou pelo menos não piorar)”, continuou. “Além disso, se a maconha for eficaz para aliviar doenças físicas, aliviar o estresse ou melhorar a saúde psicológica, essas melhorias na saúde podem gerar repercussões positivas no mercado de trabalho”, completou.

As descobertas são geralmente consistentes com análises anteriores, incluindo uma de 2021 que descobriu que a legalização está associada a um aumento na produtividade da força de trabalho e diminuição de lesões no local de trabalho.

Políticas rígidas que proíbem o uso de cannabis fora de serviço pelos empregadores também foram associadas a menores grupos de empregos para os empregadores, e várias empresas começaram a alterar suas políticas de teste de drogas em meio ao movimento de legalização estadual.

Mesmo no nível federal, onde a maconha é seriamente proibida, o Office of Personnel Management (OPM) propôs recentemente substituir uma série de formulários de solicitação de emprego para futuros trabalhadores de uma forma que tratasse o uso passado de cannabis com muito mais tolerância do que na política atual.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação