Mercado

Moody's rebaixa rating das Americanas para Caa3, a dois passos da pior nota

Decisão da agência de classificação de risco norte-americana acompanha Fitch e Standard & Poor’s, que também rebaixaram varejista brasileira na última sexta-feira (13/1)

Raphael Pati*
postado em 16/01/2023 18:13 / atualizado em 16/01/2023 18:18
 (crédito: Americanas/Divulgação)
(crédito: Americanas/Divulgação)

A agência de classificação de risco norte-americana Moody’s rebaixou a nota de crédito, ou ‘rating’, da Americanas (AMER3) de Ba2 para Caa3, a dois passos da pior nota (C). Com isso, ela segue o mesmo movimento de outras agências, como a Fitch e Standard & Poor 's, também dos EUA, que reduziram a nota da empresa brasileira.

“A imposição do status aos credores surge na sequência de uma forte deterioração da confiança e do risco de crédito elevado com incertezas relacionadas ao nível de endividamento da empresa e sua capacidade de quitar esta dívida, além do risco elevado de quebra de convênios e aceleração sem a suspensão automática concedida em 13 de janeiro”, informou a agência em nota, sobre a decisão.

A Moody's também prevê que a empresa entrará em recuperação judicial dentro de um período de 30 dias, desde o anúncio da inconsistência contábil. Mesmo assim, ela acredita, também, que as Americanas apresentem alternativas para melhorar sua estrutura de capital, incluindo a negociação de uma possível injeção de capital por parte dos acionistas.

“As ações de classificação também refletem o aumento nos riscos de governança, em particular a falta de controles e transparência adequados, que substancialmente mina a credibilidade da administração”, afirmou, ainda, a Moody’s.

A agência segue um critério de classificação para indicar se uma empresa possui risco de crédito, ou não. Diante disso, a Moody’s sugere que a Americanas S.A. possui ‘extrema especulação’. Na última sexta-feira, a S&P e a Fitch já haviam cortado as notas de crédito da empresa.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE