Risco Fiscal

Governo cria conselho com Tebet e Haddad para combater risco fiscal

Conselho de Acompanhamento e Monitoramento de Riscos Fiscais Judiciais foi instituído nesta segunda-feira (16/1) para propor ‘medidas de aprimoramento da governança de riscos fiscais judiciais da União’

Raphael Pati*
postado em 16/01/2023 16:04 / atualizado em 16/01/2023 16:06
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O governo federal publicou, na edição do Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira (13/1), um decreto que institui o Conselho de Acompanhamento e Monitoramento de Riscos Fiscais Judiciais. No mesmo documento, foi criado também o Comitê Técnico de Acompanhamento e Monitoramento de Riscos Fiscais Judiciais, que servirá de suporte e assessoramento para a implementação de decisões do conselho.

De acordo com o Ministério da Fazenda, o novo colegiado, de caráter consultivo, será formado pelo advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias — que será o presidente —, e pelos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

Entre as atribuições delegadas ao novo conselho estão o estabelecimento de diretrizes e ações, proposição de atualizações em procedimentos para reconhecimento, mensuração e evidências dos passivos contingentes oriundos de demandas judiciais e sugestão de medidas de articulação entre os órgãos integrantes dos processos de acompanhamento e monitoramento dos riscos fiscais judiciais da União.

O objetivo do comitê é “criar soluções para fortalecer e subsidiar as atividades desses órgãos em representações judiciais e no acompanhamento de eventos judiciais que possam afetar as contas públicas, ampliando a previsibilidade e a segurança na condução da gestão fiscal da União”.

As reuniões do colegiado ocorrerão com frequência bimestral e, caso necessário, em caráter extraordinário, se houver convocação por parte do presidente Jorge Messias. Haverá também a possibilidade de criação de grupos temáticos e comissões, de caráter permanente ou temporário, com o intuito de elaborar estudos e propostas que serão submetidos à apreciação do Conselho.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

*Estagiário sob a supervisão de

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE