Mercado

Dólar sobe e Ibovespa recua com nova queda extrema das Americanas

As ações da varejista encerraram o dia em queda de 38,4%, após rebaixamento na classificação de risco da Moody's

Raphael Pati*
postado em 16/01/2023 20:26 / atualizado em 16/01/2023 20:26
 (crédito: Gerd Altmann por Pixabay )
(crédito: Gerd Altmann por Pixabay )

Em mais um dia turbulento no mercado de ações, o índice de câmbio do dólar teve alta de 0,83% e encerrou o pregão no valor de R$ 5,14. A alta foi influenciada pelo aumento no índice DXY, que subiu 0,19% nesta segunda-feira (16/1). O Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) fechou em queda de 1,54%, aos 109.212,66 pontos.

O resultado da Bolsa foi influenciado principalmente pela queda substancial das ações da Americanas S.A. (AMER3), que encerraram o dia em queda de 38,4%, vendidas a R$ 1,94.

Na semana passada, a gigante do varejo brasileiro anunciou "inconsistência contábil", o que provocou a saída do antigo CEO, Sergio Rial, e a debandada de investimentos, que acarretaram na queda de 77,33% nas ações na última quinta-feira (12/1) e a reavaliação de agências de risco internacionais, como a Woody’s, que rebaixou a varejista de ‘Ba2’ para ‘Caa3’ (Extrema Especulação).

A queda das Americanas também provocou a de outras empresas no mercado de ações nesta segunda. A Ambev (ABEV3), que possui muitos acionistas em comum com a varejista, entre eles o dono Jorge Paulo Lemann, teve uma das maiores quedas do dia, de 4,9%.

No sentido contrário, as concorrentes diretas da Americanas apresentaram as melhores performances entre as ações listadas na B3. A Via (VIIA3), responsável pelas redes de lojas das bandeiras Casas Bahia e Ponto, e o Magazine Luiza (MGLU3) tiveram aumento de 10,55% e 12,24%, respectivamente.

Para o professor de economia do Ibmec, William Baghdassarian, a falta de transparência é um dos principais fatores que contribuem para a queda das ações AMER3.

“Se houvesse transparência, se as pessoas conseguissem equacionar o tamanho do problema, você poderia até ter dizer o seguinte, ‘olha, se fizer desse ou daquele jeito, a gente consegue solucionar’, mas como o paraquedas ainda não abriu, ninguém sabe exatamente qual é a situação e isso, dentro da recuperação judicial, vai ter que ser tratado”, avalia.

No intuito de tentar solucionar a crise, o Conselho de Administração da Americanas S.A. anunciou no final da tarde desta segunda, a contratação do banco de investimentos multinacional Rothschild & Co que, segundo o grupo, “atuará como interlocutor da Companhia na renegociação da dívida, a nível Brasil e internacional”.

“A Americanas reforça seu compromisso na busca de uma solução de curto prazo com os seus credores. Todos os órgãos sociais (conselho, diretoria e comitês) estão trabalhando conjuntamente com o objetivo de manter as operações da companhia de forma adequada”, completou, em nota, a Americanas S.A.

Vale e Petrobras também caem

O dia também foi marcado por quedas nas ações das principais empresas brasileiras listadas na Bolsa de Valores. Os papéis da Vale (VALE3) encerraram o dia com forte recuo de 1,67%, influenciado pela queda substancial de 4,3% do preço do minério de ferro no Porto de Dalian, na China. Já as ações da Petrobras (PETR4) tiveram uma queda ainda maior, de 2,16%, nesta segunda.

Baghdassarian avalia que a queda das ações da estatal é um reflexo de incertezas sobre a linha que a empresa adotará na nova gestão, além da falta de informações suficientes sobre a atuação econômica do governo federal.

“O fato é que a linha econômica adotada pelo governo, ao contrário do que se esperava, é uma linha que não demonstrou ainda, talvez ela demonstre, mas ela não demonstrou ainda uma credibilidade que ela precisa com relação ao equilíbrio das contas públicas”, analisa o economista.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

*Estagiário sob a supervisão de Ronayre Nunes

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE