Focus

Boletim Focus: Mercado eleva para 5,98% a projeção para a inflação de 2023

Os analistas projetam um aumento de quase 6% do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no final de 2023, o que representa um aumento de 0,02 pontos percentuais, em relação à semana passada

Raphael Pati*
postado em 10/04/2023 09:24
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

Os analistas do mercado financeiro aumentaram as expectativas para a inflação deste ano, segundo o último relatório do Boletim Focus, divulgado na manhã desta segunda-feira (10/4), pelo Banco Central. Os especialistas projetam um aumento de 5,98% do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no final de 2023, o que representa um aumento de 0,02 pontos percentuais, em relação à semana passada.

Na semana em que o governo Lula completa 100 dias, os investidores ainda estão na expectativa para o resultado do IPCA de março, que sairá amanhã. De acordo com o relatório trimestral, divulgado pelo Banco Central no fim do último mês, a previsão de inflação para março é de 0,87%. Em fevereiro, o IPCA acumulado de 12 meses revelou um aumento de 5,60% nos preços, durante o período.

PIB maior

O Boletim Focus desta semana ainda revelou um aumento nas previsões para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2023, de 0,90% para 0,91%. Há quatro semanas, a expectativa era de 0,89% para os analistas do mercado. Mesmo assim, para os anos seguintes, as projeções pioraram significativamente, em relação à última semana. Com diminuição 0,04 pontos percentuais, tanto para 2024, quanto para 2025, o PIB deve crescer 1,44% e 1,76%, respectivamente.

Não houve variação nas projeções para a Taxa Selic e para o câmbio do dólar norte-americano. A taxa do Banco Central para definir os juros deve encerrar 2023 aos 12,75% ao ano. Atualmente, ela está em 13,75%. Já a expectativa para o dólar comercial é que a moeda encerre o ano, com valor de venda estimado em R$ 5,25.

*Estagiário sob a supervisão de Thays Martins 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE