AVIAÇÃO

Taubaté (SP) deve sediar fábrica de aeronaves elétricas da Embraer

A Eve Air Mobility e a Embraer anunciaram a escolha da cidade de Taubaté como sede da fábrica de eVTOL, aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical. Existem cartas de intenções de compra para até 2.850 unidades de 28 clientes em vários países

Rosana Hessel
postado em 20/07/2023 18:58 / atualizado em 20/07/2023 19:16
Fabrica da Embraer em Taubaté, onde será fabricado o veículo elétrico voador eVTOL -  (crédito: Divulgação/Embraer)
Fabrica da Embraer em Taubaté, onde será fabricado o veículo elétrico voador eVTOL - (crédito: Divulgação/Embraer)

A Eve Air Mobility e a Embraer anunciaram, nesta quinta-feira (20/7), que escolheram a cidade de Taubaté, no interior de São Paulo, para a produção das aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOLs), da Eve, que possui mais de US$ 8 bilhões em encomendas.

A Eve é uma subsidiária da Embraer na área de mobilidadade urbana. A nova fábrica dos veículos elétricos voadores será instalada em uma área dentro da unidade existente da Embraer, em Taubaté, e ainda sujeita a aprovação final das autoridades. Questionada, a empresa ainda não informou quantos empregos podem ser gerados com o empreendimento.

De acordo com o comunicado das duas empresas, o local se beneficia de uma logística estratégica, oferecendo fácil acesso por meio de rodovias e proximidade de uma linha ferroviária. Outra vantagem significativa é a localização próxima à sede da Embraer em São José dos Campos (SP) e da equipe de engenharia e recursos humanos da Eve, o que facilitará o desenvolvimento e a sustentabilidade de novos processos de produção, aumentando a agilidade e a competitividade da empresa.

"Quando começamos a procurar um local para fabricar nossa eVTOL, quisemos repensar como a aeronave poderia ser construída utilizando as mais recentes tecnologias e processos de fabricação, combinados com outros aspectos, como a cadeia de suprimentos e logística", disse André Stein, co-CEO da Eve, no comunicado. Segundo ele, a nova linha de montagem está sendo projetada para "priorizar segurança, qualidade, eficiência, produtividade e sustentabilidade." 

"Essa decisão está alinhada ao nosso plano estratégico de crescimento baseado em inovação e sustentabilidade", disse Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer. Ele informou que acredita no potencial do mercado global de Mobilidade Aérea Urbana e aposta na Eve como uma das principais empresas desse setor.

 

Mais de US$ 8 bilhões em encomendas 

 

As cartas de intenções recebidas pela Eve para a compra da eVTOL somam, até o momento, 2.850 unidades, o que corresponde a uma carteira superior a US$ 8 bilhões, de acordo com a companhia.

Entre os 28 clientes da Eve, destacam-se operadores de helicópteros, companhas aéreas, empresas de leasing e plataformas de voos compartilhados. No Brasil, dos 2.850 eVTOLs encomendados, são 285 veículos dos quais 100 são para a Avantto, 50 para a Helisul, 40 para a FlyBIS, 25 para a Flapper e 70 para a Voar, segundo a empresa.

Em maio de 2022, a Eve anunciou uma parceria com a Porsche Consulting para definir a estratégia macro global de produção, cadeia de suprimentos e logística do eVTOL. "Desde então, as empresas têm trabalhado juntas para pesquisar conceitos avançados de fabricação e inovação, utilizando suas expertises em aeronáutica e automobilismo para projetar um conceito de industrialização para aeronaves eVTOL baseado em padrões elevados de segurança, qualidade e eficiência", acrescentou o comunicado.

A nova informou ainda que a Eve continua progredindo no desenvolvimento de seu eVTOL e está desenvolvendo um software de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano (Urban ATM) "para otimizar e expandir as operações de Mobilidade Aérea Urbana em todo o mundo".

 

 

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