GOVERNO

Lula escolhe Marcio Pochmann para presidente do IBGE

Ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, confirma o economista Márcio Pochmann na presidência do IBGE e nega ruídos no governo com a escolha de Lula

Rosana Hessel
postado em 26/07/2023 20:55 / atualizado em 26/07/2023 21:10
 26/07/2023 Crédito: Instituto Lula/Divulgação. Márcio Pochmann, um nome de medo.Integrantes do IBGE  têm receio de que o instituto tenha o mesmo destino do IPEA, que foi comandado pelo economista da Unicamp. -  (crédito:  Instituto Lula/Divulgação)
26/07/2023 Crédito: Instituto Lula/Divulgação. Márcio Pochmann, um nome de medo.Integrantes do IBGE têm receio de que o instituto tenha o mesmo destino do IPEA, que foi comandado pelo economista da Unicamp. - (crédito: Instituto Lula/Divulgação)

Contrariando as expectativas e a praxe na Esplanada dos Ministérios, o anúncio do novo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi feito informalmente pelo Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (26/7). O porta-voz da notícia foi o ministro da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta. O nome escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para chefiar o órgão subordinado à ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, é o do economista Marcio Pochmann.

Professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, Pochmann vinha sendo defendido pelo PT, mas o nome não era uma unanimidade no Planejamento. Ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Fundação Perseu Abramo, Pochmann, atualmente, é presidente do Instituto Lula para o triênio 2020-2023. O economista integra ala mais heterodoxa do governo, na contramão da cartilha mais fiscalista e liberal que Tebet e seus secretários respeitam e que ajuda a amenizar a desconfiança do mercado financeiro em relação ao atual governo. 

O ministro negou qualquer problema com a escolha do Planalto com a ministra do Planejamento. "Márcio Pochmann será o novo presidente do IBGE e não tem nenhum ruído quanto a isso", disse o ministro Paulo Pimenta aos jornalistas, após deixar o Palácio da Alvorada, onde Lula despachou hoje. O chefe do Executivo passou por um novo procedimento médico para aliviar as dores no quadril. Amanhã, continuará despachando do Alvorada e tem o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no primeiro compromisso do dia.

Antes da confirmação de Pochmann no IBGE por Pimenta, Haddad deu uma entrevista também minimizando qualquer problema entre Tebet e Pochmann. “Não sei se essa decisão está tomada ou já foi anunciada. Ela não terá a menor dificuldade de trabalhar”, afirmou. Segundo ele, ambos são pessoas "disciplinadas e leais ao presidente".

Uma fonte da Esplanada disse que ouviu "cobras e lagartos" do futuro presidente do IBGE entre técnicos da equipe econômica, principalmente, quando ele estava à frente do Ipea, "onde ele só autorizava a publicação de estudos que ele concordava". 

Procurado, o Ministério do Planejamento ainda não comentou a escolha de Lula para o IBGE. Outro integrante dos governos petistas, o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, é cotado para presidir a Vale. Mantega acabou saindo da equipe de transição, de forma constrangida, devido à má repercussão da tentativa dele em vetar a indicação do ex-ministro Paulo Guedes (Economia) do ex-presidente do Banco Central Ilan Goldfajn para chefiar o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação