SERVIDORES FEDERAIS

Lula promete reajuste a servidores, mas ressalta limite no orçamento: "Aquilo que a gente pode dar"

Em um primeiro momento, o governo prometeu apenas o reajuste de benefícios, não do salário. Proposta deve ser votada pela categoria até quarta-feira (24/4)

De acordo com o presidente, a administração federal prepara um aumento de salário para todas as carreiras, mas nem todos receberão a totalidade das reivindicações -  (crédito:  Foto: Ricardo Stuckert / PR)
De acordo com o presidente, a administração federal prepara um aumento de salário para todas as carreiras, mas nem todos receberão a totalidade das reivindicações - (crédito: Foto: Ricardo Stuckert / PR)

Nesta terça-feira (23/4), o presidente Lula afirmou, em um café da manhã com jornalistas, que todos os servidores federais deverão receber reajustes salariais. Os servidores paralisaram as atividades desde o dia 15 deste mês e pressionam o governo por aumento de salário e benefícios.

De acordo com o presidente, a administração federal prepara um aumento de salário para todas as carreiras, mas nem todos receberão a totalidade das reivindicações. "(O aumento que virá) nem sempre é tudo que a pessoa pede. Muitas vezes é aquilo que a gente pode dar".

Em um primeiro momento, o governo prometeu apenas o reajuste de benefícios, como o auxílio-alimentação, e, em seguida, o reajuste salarial parcelado em 2025 e 2026. Segundo Lula, o aumento salarial não é possível neste ano devido a um "limite orçamentário".

"Eu nasci fazendo greve. É um direito legítimo. Só que eles têm que compreender que eles pedem quanto eles querem e a gente dá quanto a gente pode", frisou o presidente.

A proposta do governo deve ser votada pelas categorias em assembleia até quarta-feira (24/4).

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 23/04/2024 14:32
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação