A Caixa Econômica Federal inaugurou, nessa quarta-feira (2/10), o primeiro Hub de Inovação Aberta, denominado Espaço TEIA, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O espaço tem como objetivo conectar startups de GovTech de todo o país, com foco em aumentar a eficiência de serviços públicos, infraestrutura e saneamento, integrando-se à estratégia da Caixa de transformação digital e inovação.
No local, as startups terão acesso a consultorias e mentorias, e poderão realizar experimentos. O presidente da instituição, Carlos Vieira, destacou a importância do incentivo à inovação, “Vai ser um ambiente de muita criação e vai ajudar a perpetuar o papel da Caixa, que é ser uma empresa essencial na sociedade brasileira", disse.
Segundo a diretora executiva de Clientes, Canais, Inteligência de Dados e Inovação, Daniela Nascimento, “o Espaço TEIA é mais uma iniciativa de um movimento coordenado que faz parte da estratégia de inovação aberta da Caixa na busca por gerar soluções disruptivas e valor aos clientes do banco", frisou.
Entre as ações que serão promovidas no Hub estão o Programa de Residência e Parcerias, que visa facilitar negócios entre startups, empresas, governos e bigtechs, além de programas de experimentação, mentorias e oportunidades de negócios. O Espaço TEIA também contará com uma plataforma digital para comunicação, capacitação e conexão entre os participantes.
A seleção das startups que participaram da inauguração foi baseada no relatório BrazilLab, que mapeia as GovTechs do Brasil. Entre as empresas estavam GoLedger, Portal de Compras Públicas, Singular, Ativu Tecnologia.
Saiba Mais
*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br