3º Brasília Summit

"Tudo o que falamos de IA depende da expansão de data centers", diz Ferrari

Presidente da Conexis defende investimentos no setor de tecnologia e alerta para desafios de concentração no eixo Rio-São Paulo durante o 3º Brasília Summit, em Brasília. O evento é realizado pelo Lide e pelo Correio Braziliense

Marcos Ferrari, presidente da Conexis Brasil Digital  -  (crédito: Mari Campos/CB/DA.Press)
Marcos Ferrari, presidente da Conexis Brasil Digital - (crédito: Mari Campos/CB/DA.Press)

“Tudo o que falamos de inteligência artificial depende da expansão de data centers no mundo”, afirmou Marcos Ferrari, presidente da Conexis Brasil Digital, ao participar da abertura do 3º Brasília Summit: Inovação, tecnologia e data centers, evento realizado pelo Lide e pelo Correio nesta terça-feira (30/9), em Brasília.

O encontro reúne autoridades, empresários e especialistas para debater os impactos da inovação e da tecnologia no desenvolvimento nacional. O tema central do primeiro painel foi “Data centers: sustentabilidade e segurança na era da inteligência artificial”.

Ferrari destacou que o setor de telecomunicações investe cerca de R$ 40 bilhões por ano no Brasil e é um dos pilares da nova economia digital. Apesar disso, apontou desafios: atualmente o país conta com 192 data centers, mas 90% estão concentrados em São Paulo, o que reforça desigualdades regionais. “O fato de sermos o primeiro da América Latina não significa que o Brasil está bem colocado no mundo, já que a região representa apenas 2% dos data centers globais”, observou.

O executivo também ressaltou o papel do programa Redata, lançado recentemente pelo governo, como uma oportunidade para transformar o Brasil em um hub de data centers e ampliar a chamada “soberania digital”. Segundo ele, concentrar investimentos no país reduziria a dependência internacional, já que 70% dos dados hoje ficam armazenados na Virgínia, nos Estados Unidos.

Outro ponto destacado pelo participante foi a necessidade de regulamentar a Inteligência Artificial sem engessar a inovação. Ferrari citou as discussões em andamento no Congresso sobre o PL da IA e defendeu equilíbrio: “É preciso proteger a dignidade humana e os direitos fundamentais, mas sem impedir a inovação”.

Para além da regulação, o dirigente reforçou que a expansão das redes e data centers deve envolver todos os atores do ecossistema digital. Segundo ele, cinco grandes empresas concentram 70% do uso das redes de telecomunicações no Brasil, mas ainda não contribuem proporcionalmente para os investimentos necessários. “A sustentabilidade das redes passa, necessariamente, pela contribuição de todos que as utilizam”, frisou.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

  • Google Discover Icon
postado em 30/09/2025 10:47 / atualizado em 30/09/2025 10:47
x