Antes do encontro entre o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o chanceler brasileiro demonstrou confiança com a reunião e o andamento das negociações comerciais com o país norte-americano. Os dois conversaram antes do representante do Itamaraty embarcar para Washington.
“Ele me pareceu bastante confiante no clima que se restabeleceu entre os dois governos. Então, a firma mudou”, disse o ministro da Fazenda, na chegada ao ministério, na manhã desta quinta-feira (16/10).
- Leia também: Brasil e Estados Unidos, enfim, negociarão tarifas
Haddad voltou a afirmar que a mistura entre questões políticas e econômicas foi a “coisa mais grave” que ocorreu entre as duas nações nos últimos meses. “Não sei o caminho que nós temos pela frente ainda, mas acredito que esteja aberto uma avenida aí para nós restabelecermos relações cordiais, como sempre tivemos, e isolando essa questão política da questão econômica”, acrescentou.
O ministro da Fazenda cancelou, na semana passada, a viagem que faria aos Estados Unidos para encontros do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI). A derrota do governo no Congresso Nacional, com a derrubada da MP 1303 fez com que o chefe da pasta priorizasse a agenda interna.
Apesar de ter se dirigido ao Palácio da Alvorada na noite de quarta-feira, o ministro afirmou que não houve reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo com Haddad tendo adiantado que iria se encontrar com Lula “o mais breve possível” após a volta do presidente da Itália.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Saiba Mais
-
Economia Rentabilidade média da previdência fechada atinge 6,48% no 1º semestre de 2025
-
Economia Governo realiza primeira reunião do Conselho Nacional de Política Mineral
-
Economia Banco Inter diz ter sido surpreendido com suspensão de novos consignados pelo INSS
-
Economia Prévia do PIB sobe 0,4% em agosto e interrompe três meses de queda
