Brasília vem consolidando sua posição de destaque na adoção de novas tecnologias de pagamento. Um levantamento da Visa Consulting & Analytics (VCA), braço de consultoria da empresa, mostra que oito em cada dez transações presenciais na capital federal já são realizadas por aproximação, índice superior à média nacional, de 70%.
De acordo com os dados recebidos antecipadamente pelo Correio, o estudo analisou o comportamento de consumo no primeiro semestre de 2025 e apontou crescimento de 35% nas transações por aproximação em relação ao mesmo período de 2024.
Implementado em julho do ano passado, o uso de cartões bancários no transporte público foi o grande destaque do período, registrando aumento superior a 1.000% nas operações com tecnologia de aproximação — um avanço que, segundo a Visa, demonstra ampla aceitação por parte dos usuários.
Leia também: Cartão no transporte público será realidade nas capitais em até três anos
No total, o número de transações com credenciais Visa em Brasília cresceu mais de 20% entre janeiro e junho de 2025, na comparação anual. Já as transações online avançaram mais de 80%, reforçando o amadurecimento digital dos consumidores.
“O avanço dos pagamentos digitais, especialmente no transporte público, mostra a maturidade tecnológica dos brasilienses e visitantes”, afirmou Tiago Moherdaui, vice-presidente da Visa Consulting & Analytics Brasil. Segundo ele, a empresa tem investido em soluções que tornem os pagamentos “mais simples e conectados ao cotidiano”, acompanhando a digitalização crescente da capital.
Além do transporte, restaurantes, fast foods, supermercados, farmácias e pagamentos de contas continuam concentrando o maior volume de transações. Já os serviços digitais surgem como um segmento emergente em expansão, impulsionado pela popularização de aplicativos e plataformas de assinatura.
Leia também: Bancos tiveram prejuízo de R$ 10 bi com golpes em 2024, aponta Febraban
A vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Visa do Brasil, Vanessa Rodrigues Antunes, também destacou o protagonismo da capital na transformação digital do consumo. “A capital federal sempre foi um destaque em maturidade digital. Desde o início dos pagamentos por aproximação, Brasília se manteve à frente da média nacional”, afirmou.
Para ela, o avanço reflete um movimento mais amplo de modernização tecnológica. “Brasília tem se consolidado como uma cidade do futuro, com soluções que trazem mais conveniência e segurança nas transações digitais”, concluiu.
Visitantes
O levantamento analisou ainda o comportamento de turistas brasileiros e estrangeiros. As transações presenciais de visitantes do país e de moradores das cidades-satélites aumentaram mais de 20% em relação a 2024. Já os pagamentos realizados com cartões Visa emitidos fora do Brasil cresceram cerca de 20%, com destaque para fevereiro, que registrou alta de 30% em comparação ao mesmo mês do ano anterior.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Entre os turistas brasileiros, o estado de Goiás lidera a origem dos portadores — especialmente Valparaíso de Goiás, Águas Lindas e Luziânia —, seguido por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
O estudo considerou todas as transações aprovadas em Brasília entre janeiro e junho de 2024 e o mesmo período de 2025, abrangendo pagamentos presenciais, on-line e por aproximação, com cartões Visa emitidos no Brasil e no exterior.
Saiba Mais
-
Economia Eletrobras anuncia que mudará o nome para Axia Energia
-
Economia 'Efeito China': aproximação com o gigante asiático pode enfraquecer a indústria no Brasil?
-
Economia Como Brasil se tornou 5º maior mercado de bets no mundo
-
Economia Banco Mundial aprova criação de fundo de preservação ambiental
-
Economia Previsão de corte de R$ 7 bi em emendas é número "subestimado", diz Haddad
-
Economia Conheça oito carreiras pouco conhecidas que fazem os aviões decolarem
