O Banco Central escolheu Eduardo Félix Bianchini para comandar a liquidação extrajudicial do Banco Master, decretada na terça-feira (18/11), um dia marcado também pela prisão do controlador da instituição, Daniel Vorcaro.
Com perfil discreto, presença quase inexistente nas redes sociais e avesso a entrevistas, Bianchini volta ao centro de um processo que deve consumir anos de trabalho e exigir decisões delicadas para minimizar prejuízos aos clientes e ao Sistema Financeiro Nacional (SFN).
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Antes de se tornar um dos nomes mais experientes do país na arte de desmontar instituições financeiras, Bianchini construiu uma carreira de 39 anos no Banco Central, onde ingressou em 1973 e permaneceu até sua aposentadoria, em 2012. Pouco depois de deixar o órgão, passou a assumir funções de liquidante e interventor em instituições problemáticas, tornando-se uma espécie de “especialista em crises” chamado sempre que um caso de grande complexidade surge.
Desde então, ele já foi designado pelo BC para conduzir pelo menos oito liquidações ou intervenções, sem contar o novo e volumoso caso do Master. Entre os processos sob sua responsabilidade estão episódios que marcaram o setor financeiro na última década.
Para exercer essa função, Bianchini atua por meio de sua própria empresa, a EFB, fundada em agosto de 2021. A firma, que leva suas iniciais no nome, será a base a partir da qual o ex-servidor do BC conduzirá uma das liquidações mais complexas da história recente do país.
Histórico de liquidações sob comando de Bianchini
-
2012 – Intervenção no Banco BVA
-
2015 – Liquidação do Banco Cruzeiro do Sul
-
2015 – Liquidação da Pioneer Corretora de Câmbio
-
2017 – Liquidação da S. Hayata Corretora de Câmbio
-
2018 – Liquidação da Gradual Corretora
-
2019 – Liquidação da Um Investimentos
-
2020 – Liquidação da Decasa Financeira
-
2020 – Liquidação da Uniletra Corretora
-
2025 – Liquidação do Banco Master e empresas do conglomerado (Banco Master de Investimento, Letsbank, Master Corretora e RAET do Banco Master Múltiplo)
(Com informações de Agência Estado)
Saiba Mais
-
Economia Plano de saúde: Bradesco Saúde aposta no Centro-Oeste para ampliar presença entre MPEs
-
Economia Sindicalização cresce pela primeira vez desde 2012 e atinge 8,9%
-
Economia Banco Master: economista do BC comenta desdobramentos da operação
-
Economia PL Antifacção "asfixia financeiramente" a PF, critica Haddad
-
Economia Estados e municípios arriscam perder R$ 2 bi após queda do Banco Master
-
Economia Bancos e corretoras notificam clientes sobre FGC após liquidação do Master
