POLÍTICA MONETÁRIA

Juros mais baixos em março? BC detalha plano para reduzir a Selic

Ata do último encontro reforça percepção dos diretores de que aperto maior da política monetária teve sucesso no controle da inflação

As chances de um possível corte de juros na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para 17 e 18 de março, estão cada vez maiores, de acordo com o próprio Banco Central. Por meio da ata do último encontro do comitê, divulgada nesta terça-feira (3/2), os diretores reforçaram o comunicado publicado na semana anterior, que adiantou a possibilidade de uma redução da taxa Selic já no mês que vem.

“O Comitê antevê, em se confirmando o cenário esperado, iniciar a flexibilização da política monetária em sua próxima reunião, porém reforça que manterá a restrição adequada para assegurar a convergência da inflação à meta”, destaca o comitê, na ata divulgada pela manhã.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular



Na última reunião, o Copom manteve pela quinta vez consecutiva a taxa básica de juros no patamar de 15% ao ano. De acordo com a ata publicada nesta terça, o grupo entende que a decisão reforça a estratégia de convergência da inflação à meta de 3% ao longo de um “horizonte relevante”.

“Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego”, ressalta.

Mesmo sem deixar de lado a cautela que tem pregado nos últimos comunicados, o Copom considerou como “adequado” a sinalização para o início de um ciclo de cortes da Selic já no próximo encontro, após a “análise de um amplo conjunto de informações, incluindo a dinâmica recente da inflação e os sinais mais claros de transmissão da política monetária”.

Mais Lidas