COVID-19

Conmebol cria protocolo e permite público na Libertadores e Sul-Americana

Retorno da torcida será feito a partir das oitavas de final das competições. As cidades que receberem os confrontos terão que compactuar com o acordo e seguir protocolo de cada país

Agência Estado
postado em 11/07/2021 20:00 / atualizado em 11/07/2021 20:04
Conmebol anuncia protocolo de recomendações para retorno do público aos estádios -  (crédito: DIEGO VARA)
Conmebol anuncia protocolo de recomendações para retorno do público aos estádios - (crédito: DIEGO VARA)
Neste domingo, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) autorizou o retorno da torcida às arquibancadas a partir das oitavas de final da Libertadores e da Sul-Americana. Os jogos eliminatórios começam na próxima terça-feira (13/7).
De acordo com comunicado da entidade, as cidades que receberem os confrontos terão que compactuar com o acordo seguindo os protocolos sanitários vigentes em cada país.
"O retorno gradual do público é essencial para o desenvolvimento do futebol sul-americano", disse a Confederação Sul-Americana de Futebol. No último sábado, a Argentina venceu o Brasil pela final da Copa América com a presença de aproximadamente 1,6 mil torcedores. A liberação veio da Prefeitura do Rio de Janeiro, que cedeu à pressão da Conmebol e permitiu a entrada dos espectadores no Maracanã.
No total, nove países vão receber a fase que reúne 32 times, considerando as duas competições. São eles: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
Atlético-MG, Fluminense, São Paulo, Palmeiras, Flamengo e Internacional são os brasileiros vivos na Libertadores. Já Grêmio, Athletico-PR, Red Bull Bragantino e Santos são os representantes na Sul-Americana.
Um protocolo de saúde foi criado para auxiliar as autoridades nacionais, como pode ser visto no comunicado da confederação abaixo:
A Confederação Sul-Americana de Futebol dá a conhecer o "Protocolo de Recomendações para o Retorno do Público nos Estádios" nos jogos da Conmebol Libertadores e da Conmebol Sul-Americana 2021, a partir das oitavas de final.
Estabelece uma série de recomendações, que devem ser discutidas com as autoridades sanitárias de cada país para sua aplicação e / ou modificação.
A Conmebol considera que o retorno gradual do público é essencial para o desenvolvimento do futebol sul-americano, razão pela qual, se as autoridades nacionais o permitirem, o retorno ao público é autorizado nas referidas competições.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.