BALANÇO

Ranking mostra altos e baixos dos times da cidade no NBB e Superligas

O Correio faz um balanço do desempenho das equipes da cidade na largada dessas competições

Júlia Mano*
postado em 01/12/2021 06:00
Com uma vitória em sete partidas, o Brasília Basquete, de Ronald, entra em quadra, hoje, em mais uma rodada do Novo Basquete Brasil -  (crédito:  Matheus Maranhão/Divulgação)
Com uma vitória em sete partidas, o Brasília Basquete, de Ronald, entra em quadra, hoje, em mais uma rodada do Novo Basquete Brasil - (crédito: Matheus Maranhão/Divulgação)

Representado no Novo Basquete Brasil (NBB) e nas Superligas feminina e masculina de vôlei, o Distrito Federal tem altos e baixos neste início de temporada. O Correio faz um balanço do desempenho das equipes da cidade na largada dessas competições, mostra os perrengues e a perspectiva de classificação (ou não) para os playoffs.


O Cerrado Basquete e o time feminino do Brasília Vôlei têm resultados semelhantes até o momento. As equipes disputaram sete jogos, venceram três e perderam quatro. O critério de desempate para assumir a liderança da capital federal será os pontos conquistados. Com isso, o Verdão pode ser considerado o melhor time da cidade. O plantel comandado pelo técnico Bruno Lopes somou 10 pontos, enquanto a equipe do treinador Rogério Portela, nove.


O Cerrado Basquete estreou com vitória apertada diante do São Paulo, por 78 x 76. Na sequência, bateu o Pinheiros, por 88 x 79. Depois, encarou a primeira derrota contra o Bauru, por 92 x 87. Contra o União Corinthians, levou a melhor com diferença de apenas um ponto (76 x 75). As últimas partidas do plantel foram contra Caxias do Sul, Pato Basquete e Mogi das Cruzes Basquete. Em todas, amargou derrotas por 72 x 64, 86 x 85 e 86 x 74, respectivamente.


O técnico do Verdão, Bruno Lopes, destaca que um ponto forte da sua equipe é o entrosamento entre veteranos e calouros. “Deu liga, e isso será um dos fatores determinantes para a gente chegar com intensidade nos jogos com essa juventude, mas com a experiência na dose certa”, analisa. O comandante também ressalta que, para ter outros bons resultados, estão evoluindo o sistema ofensivo para impor um volume maior de jogo.


A vice-liderança no ranking do Correio é do time feminino do Brasília Vôlei. A equipe teve o primeiro triunfo na estreia. Fez 3 sets a 2 do Unilife-Maringá. A segunda foi contra o Curitiba Vôlei, por 3 sets a 0. A terceira, diante do Pinheiros, por 3 sets a 1.


Contra o Fluminense, deixaram a vitória escapar por 3 sets a 2. Diante das pedreiras Sesc RJ Flamengo e Dentil Praia Clube, a equipe perdeu por 3 sets a 0. “A Superliga é muito longa, estamos trabalhando forte na parte coletiva e aprimorando um conjunto como um todo do sistema defensivo e, no decorrer dos jogos, elas estão encaixando”, pondera.


Na sequência do ranking, o time masculino do Brasília Vôlei. A equipe venceu o Goiás Vôlei e Uberlândia, por 3 sets a 1. Diante do Natal, do Sesi-SP, do Sada Cruzeiro e do Fiat/Gerdau/Minas, os brasilienses foram derrotados. Ganharam apenas um set.


“Conseguimos evoluir e equilibrar as partidas contra as equipes favoritas ao título da Superliga”, avalia o técnico Marcelo Thiessen. Para o treinador, o plantel está com um bom side out, ou seja, a transição que vai da recepção, passa pelo levantamento e finaliza no ataque. No entanto, é preciso melhorar a regularidade do saque.


O Brasília Basquete é o lanterna do levantamento. O plantel fez sete jogos, venceu um e perdeu seis. Demitiu o antigo comandante Ricardo de Oliveira e contratou Régis Marrelli para dar seguimento na temporada. “A ideia é: atitude. Hoje, eu acho que o jogo é muita intensidade, o tempo todo pressionando o adversário, correndo, procurando a melhor decisão e o jogador com a melhor condição para essa decisão”, afirma o treinador.

*Estagiária sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação