COPA DO CATAR

Polvo Paul: lembre os palpites e acertos do molusco na Copa do Mundo de 2010

O molusco de cor amarelada, residente do aquário alemão de Oberhausen, se tornou o mais famoso do planeta após acertar o resultado dos sete jogos da Seleção da Alemanha no Mundial de 2010

Talita de Souza
postado em 14/11/2022 22:28
Paul escolhia entre duas caixas com a bandeira de cada Seleção. Ele examinava as caixas, ambas com alimento para ele dentro, e depois de ficar com maior parte do corpo em cima da escolhida, abria o recipiente e degustava a recompensa da "previsão". Na foto, Paul escolhe a Alemanha como vencedora do jogo contra o Uruguai, palpite certeiro  -  (crédito:  PATRIK STOLLARZ/AFP)
Paul escolhia entre duas caixas com a bandeira de cada Seleção. Ele examinava as caixas, ambas com alimento para ele dentro, e depois de ficar com maior parte do corpo em cima da escolhida, abria o recipiente e degustava a recompensa da "previsão". Na foto, Paul escolhe a Alemanha como vencedora do jogo contra o Uruguai, palpite certeiro - (crédito: PATRIK STOLLARZ/AFP)

Com a chegada da Copa do Mundo do Catar, a ser iniciada no domingo (20/11), a incerteza do bom rendimento de uma seleção assombra desde técnicos até os torcedores daquela nação, que gostariam de ter ao menos uma visão do futuro para se preparar para o que virá. Na história do Mundial, esse desejo dos fãs do esporte foi atendido com sucesso apenas uma vez, e de uma maneira nada peculiar: no Mundial de 2010, um polvo chamado Paul previu os resultados das partidas da Alemanha antes dos jogos ocorrerem.

O molusco de cor amarelada, residente do aquário alemão de Oberhausen, se tornou o mais famoso do planeta após acertar o resultado dos sete jogos da Seleção da Alemanha no Mundial, além de prever com sucesso que a Espanha levaria o título de melhor do Mundo na final contra a Holanda.

Paul ficou conhecido quando os vídeos dos “palpites” do molusco passaram a viralizar na internet. Nos registros, o polvo estava dentro do aquário e escolhia entre dois potes – um deles identificado com a bandeira da Alemanha e o outro com a bandeira do adversário que a Seleção Alemã enfrentaria. Cada recipiente continha mexilhões e outros alimentos para o polvo. O pote escolhido e aberto por ele se tornaria o ganhador da partida.

Apelidado como "Profeta", Paul previu as vitórias da Alemanha contra a Austrália, Gana, Inglaterra, Argentina e Uruguai; além de desanimar os alemães ao acertar que a Seleção do país sairia derrotada dos jogos contra a Sérvia e a Espanha. Por fim, o resultado da tão esperada final da Copa foi revelada com antecedência pelo molusco, com a escolha do pote com a bandeira da Espanha.

  • O Profeta Paul não deu só alegria para os alemães: ele previu a derrota da Alemanha para a Espanha, time que acabou ganhando a Copa do Mundo, em 2010 AFP
  • Paul escolhia entre duas caixas com a bandeira de cada Seleção. Ele examinava as caixas, ambas com alimento para ele dentro, e depois de ficar com maior parte do corpo em cima da escolhida, abria o recipiente e degustava a recompensa da "previsão". Na foto, Paul escolhe a Alemanha como vencedora do jogo contra o Uruguai, palpite certeiro PATRIK STOLLARZ/AFP
  • O polvo viveu quatro intensos meses de visitas e fãs, até falecer em 26 de outubro de 2010 DPA

Com a crescente fama do molusco, os administradores do Sea Life, aquário em que Paul residia, aceitou contratos publicitários e o 'Profeta' se tornou garoto-propaganda de um supermercado e se tornou bichinhos de pelúcia e estampa de camisas e canecas na loja de lembranças do oceanário. Além disso, o Sea Life cobrou R$ 34 mil para Paul adivinhar o campeão da Fórmula 1 de 2010.

O molusco ainda foi nomeado embaixador da candidatura da Inglaterra como sede da Copa de 2018 e recebeu uma certidão de nascimento italiana, pois o animal era natural da Ilha de Elba, no reduto italiano de Marina di Campo.

  • O aquário Sea Life aproveitou a fama do molusco para vender lembranças com a imagem de Paul Rafael Maranhão/GE
  • Paul também previu com sucesso o resultado da final do Mundial de 2010: a Espanha saiu com o título no jogo contra a Holanda Youtube/Reprodução

Quatro meses após a Copa e os dias de fama intensos, Paul faleceu. O molusco acordou sem vida em 26 de outubro de 2010, morte lamentada pelos fãs do futebol em todo o mundo.

“A direção e a equipe do Centro da Vida Marinha de Oberhausen ficaram devastadas ao descobrir que o polvo oráculo Paul, que obteve reconhecimento global durante a recente Copa do Mundo, morreu durante a noite”, disse a equipe do Sea Life em um comunicado. O aquário cremou o molusco e expôs as cinzas aos visitantes do local, em homenagem ao Profeta.

De pinguim a capivara: os animais que tentaram ocupar o cargo de profeta

Quatro anos após o estrelato do Povo Paul, torcedores ao redor do mundo tentaram testar as habilidades de diversos animais na tentativa de eleger um novo profeta que previsse os jogos da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

Shiva, porquinho da índia fêmea, foi escolhida pelos suíços para tentar palpitar sobre os jogos da seleção no Mundial de 2014. O animal era colocado em uma grama com a divisão de lados, nos quais cada um representava a Suíça e o adversário. Shiva previu corretamente o resultado do primeiro jogo entre Suíça e Equador, mas errou ao dizer que a nação dos alpes suíços venceria a partida contra a França e foi descartada como profeta.

Na China, o panda Ying Mei acertou o palpite sobre o jogo de abertura do Mundial, entre Brasil e Croácia. Entre duas caixas de comida, cada uma com a bandeira dos países, Ying escolheu o recipiente do Brasil. No entanto, o talento do animal não pode continuar a ser posto à prova porque o país proibiu o uso dos animais para esse fim.

Ainda em território chinês, o elefante Yalu, do zoológico de Jina, tentou se tornar o vidente da Copa de 2014, mas errou o palpite sobre a final entre Alemanha e Argentina. O fracasso também ocorreu com outro mamífero da mesma espécie, dessa vez na Alemanha: o elefante Nelly errou todas as previsões da Alemanha e foi deixado de lado pelos torcedores que sonhavam por um novo Povo Paul.

O Brasil, no entanto, foi o local em que os supostos dons foram testados. O macaco Robinho roubou a cena ao acertar todos os jogos do Brasil na primeira fase do Mundial, mas errou os palpites das oitavas de final e foi desacreditado. No Guarujá, litoral de São Paulo, um aquário colocou um pinguim e uma tartaruga para disputarem corrida, mas não houve êxito.

No Sul do país, a capivara Paul não compartilhou dos mesmos dons do polvo de mesmo nome e não acertou nenhum palpite.

Em 2022, seria o novo profeta uma águia?

Um canal no Youtube tem chamado a atenção por mostrar a águia Romeo palpitar sobre os jogos da Copa do Mundo do Catar. De origem indonésia, o canal chamado Ikhwan Uzair foi criado em 2014 e agora se classifica como "Previsões da Águia". Entre vários chutes, a águia Romeo previu a vitória do Brasil na partida de estreia contra a Sérvia. Agora resta esperar o início do Mundial para saber se os palpites são reais -- para a alegria dos brasileiros.  

Acompanhe mais notícias sobre a Copa do Mundo do Catar 2022 na página especial do Correio Braziliense.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação