COPA DO MUNDO

Copa do Mundo terá hoje (22/11) quatro jogos em um raio de 70km

Quem tiver ingressos na mão poderá testar a tese de que é possível passar um dia inteirinho assistindo in loco a 360 minutos de futebol

Correio Braziliense
postado em 22/11/2022 06:00
 (crédito: Franck Fife/AFP)
(crédito: Franck Fife/AFP)

Disneylândia do futebol por 28 dias, o Catar desafiará hoje a resistência do fanático por futebol. Pela primeira vez, a inédita Copa do Mundo no Oriente Médio terá na programação quatro jogos no mesmo dia em um raio de 70km. Quem tiver ingressos na mão poderá testar a tese de que é possível passar um dia inteirinho assistindo in loco a 360 minutos de futebol.

O cardápio é variado. Além do início da turnê de despedida de Lionel Messi da Copa (leia na página 13), a programação tem o único melhor do mundo resistente aos cortes em série em ação. Número 1 na votação do Fifa The Best, Lewandowski comandará a Polônia contra o México, às 13h (de Brasília), no Estádio 974, aquele feito com contêineres lembrando pecinhas de lego.

A Copa do Mundo teria dois melhores do mundo. Vencedor da Bola de Ouro, Karim Benzema havia sido eleito pela revista France Football em outubro. Lewandowski ostenta o Fifa The Best desde o ano passado. A próxima eleição da entidade máxima será somente depois da Copa. Até mesmo o Bola de Ouro número 2 foi cortado. Sadio Mané desfalca Senegal.

Mais cedo, às 10h, na Cidade da Educação, o planeta bola se dará ao luxo de testemunhar o milagre. O meia Christian Erikssen esteve morto, mas ressuscitou na última Eurocopa em um jogo de estreia como o de hoje. Ficou desacordado em campo, comoveu o mundo, mas voltou a jogar. O craque usa um desfibrilador implantado para possibilitá-lo seguir a vida de atleta.

A sequência insana de jogos será encerrada às 16h, no Al Janoub, com uma França remendada em defesa do título. O técnico Didier Deschamps perdeu os volantes Kanté e Pogba e o centroavante Benezema entre as principais peças. O primeiro teste de sobrevivência a perdas praticamente irreparáveis será diante da Austrália.

Os desfalques da França impressionam. É possível montar uma seleção competitiva com a lista de desfalques. Além de Benzema, Kanté e Pogba, o time teria Maignan, Kimpembe, Ferland Mendy, Diaby, Fekir, Nkunku... Considerado um dos elencos mais fortes do mundo, o atual campeão terá de provar a teoria na prática no primeiro desafio para igualar o feito de rivais.

Na história das Copas, apenas duas seleções conquistaram o bicampeonato em sequência. A Itália conseguiu a proeza em 1934 e 1938. O Brasil enfileirou 1958 e 1962. Chegou a vez de a França tentar o bi em duas edições consecutivas e o tricampeonato em 24 anos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação