COPA DO CATAR

França x Polônia: time francês aposta em marcação em Lewandowski para vitória

Após a derrota na última rodada da fase de grupos para a Tunísia (1 x 0), quando a França jogou com a equipe reserva por estar classificada, o técnico Didier Deschamps voltará a contar com todos os titulares

Correio Braziliense
postado em 04/12/2022 03:00
 (crédito: Franck Fife/AFP)
(crédito: Franck Fife/AFP)

A França enfrenta a Polônia, de Robert Lewandowski, hoje, às 12h, pelas oitavas de final do Mundial do Catar com a expectativa de avançar rumo à conquista do terceiro título, o segundo consecutivo, algo que apenas duas seleções conseguiram na história das Copas do Mundo: Itália (1934 e 1938) e Brasil (1958 e 1962).

Apesar do favoritismo dos 'Bleus', o capitão Hugo Lloris recordou, ontem, o que aconteceu na Eurocopa do ano passado, quando a França foi eliminada justamente nas oitavas pela Suíça: "Muitas vezes falamos que não podemos relaxar, independentemente do cenário. E se tivermos a chance, temos que matar a partida".

"A equipe tem consciência do evento, que entra em uma nova fase da competição, na qual, se você vence, tem o direito de avançar e, se perde, volta para casa", acrescentou o goleiro.

Após a derrota na última rodada da fase de grupos para a Tunísia (1 x 0), quando a França jogou com a equipe reserva por estar classificada, o técnico Didier Deschamps voltará a contar com todos os titulares, incluindo o quarteto de ataque Griezmann, Mbappé, Dembélé e Giroud.

A meta é a classificação, mas os 'Bleus' também podem registrar vários recordes na partida: se fizer um gol, Giroud se tornará o maior artilheiro da história da seleção francesa, depois de igualar Thierry Henry (51), com dois gols na estreia contra a Austrália (4 x 1).

Lloris passará a ser o jogador com mais partidas oficiais pela França, empatado com Liliam Thuram (142), e o atleta do país com mais partidas em Copas do Mundo, empatado com Fabien Barthez e Henry (todos com 17).

Além das marcas pessoais, o objetivo comum é a classificação para as quartas de final e, por isso, os franceses estão alertas contra a Polônia, que tem como destaques Lewandowski e o goleiro Wojciech Szczesny.

"É necessário limitar a influência dele no jogo", alertou o técnico Didier Deschamps sobre o atacante do Barcelona. "Quanto menos bolas ele receber, menos perigoso ele será. É um jogador inteligente, com habilidade técnica, que usa muito bem o corpo. Qualquer bola pode ser perigosa com ele", acrescentou.

Szczesny "está fazendo um torneio magnífico e se a Polônia está nas oitavas de final deve isto a seu goleiro", declarou Lloris sobre o número 1 rival.

LLoris e Deschamps concordaram em destacar que a Polônia gosta de defender", mas que o jogo da seleção rival não se limita a isto. "É um jogo de ataque, é uma equipe competitiva, com um núcleo de jogadores com experiência", declarou o técnico dos 'Bleus'.

Todas as apostas, no entanto, insistem no favoritismo francês. Até os poloneses sabem disso: "Temos 1% de possibilidade de eliminar a França, mas é 1% a mais do que se não tivéssemos nos classificado", brincou o goleiro reserva Kamil Grabara.

Esta será a primeira vez desde 1986 que a Polônia disputará as oitavas de final da Copa do Mundo. A equipe terminou o Grupo C, que também tinha Argentina, México e Arábia Saudita, na segunda posição.

Uma vez nas oitavas de final, os poloneses não têm nada a perder. Os franceses estão avisados.

Guia da Copa

Baixe o Guia da Copa preparado pelo Correio Braziliense. Clique aqui.

Acompanhe mais notícias sobre a Copa do Mundo do Catar 2022 na página especial do Correio Braziliense.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação