COPA DO MUNDO

Tite descarta Alex Sandro e faz suspense sobre quem assumirá a lateral-esquerda

Técnico diz que um jogador que fez esse papel no clube em que defende deve ser o escolhido para começar a partida contra a Coreia do Sul. Recuperado de contusão, Danilo parte como favorito

Marcos Paulo Lima - Enviado especial
postado em 04/12/2022 10:48 / atualizado em 04/12/2022 10:50
 (crédito: Nelson Almeida/AFP)
(crédito: Nelson Almeida/AFP)

Doha — Transparente ao bancar a escalação de Neymar contra a Coreia do Sul nesta segunda-feira, às 16h, no Estádio 974, pelas oitavas de final da Copa, o técnico Tite faz mistério sobre o dono da lateral esquerda. Ele deixou claro que Alex Sandro não tem condição de jogo e terá de improvisar mais de uma vez. Recuperado de lesão, Danilo é um dos candidatos. Disputa a vaga com Marquinhos, Daniel Alves e até mesmo o azarão Éverton Ribeiro, que foi revelado na função e atuou como ala-esquerdo sob o comando de Paulo Sousa no Flamengo no início do ano.

“O Alex Sandro está fora, não tem condições médicas e clínicas. A gente não vai colocar porque não tem saúde, e respeitamos a saúde. Se vasculhar quem jogou ali nos seus clubes vai matar a charada (risos). Aposta e vai nela lá. O Danilo está de volta”, acrescentou Tite à resposta. O jogador da Juventus atuou como zagueiro pela esquerda na última partida da Juventus pelo Campeonato Italiano antes de se apresentar ao treinador para o Mundial.

Questionado se do meio para a frente é possível imaginar a mesma escalação da estreia, Tite respondeu que sim. A tendência, portanto, é a seguinte: Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Danilo; Casemiro, Lucas Paquetá e Neymar; Raphinha, Richarlison e Vinicius Junior. Apenas os laterais continuam sob suspense. Éder Militão é alternativa para a direita.

O chaveamento, com possibilidade de enfrentar Japão ou Croácia nas quartas de final; e Argentina ou Holanda nas semifinais, é minimizada por Tite. “O projeto da Seleção é o jogo contra a Coreia, e não projetamos nada, não colocamos que vai ter esse ou outro adversário. Esse é o nosso objetivo e foco de atenção”, descartou.

Tite lamentou as contusões na fase de grupos e o desafio de reinventar o time a cada partida. Uma adaptação a uma realidade diferente. Sim, essa adaptação teve uma série de componentes importantes que podemos avaliar. O que acompanhamos, posso dizer em termos de convocação, é pegar jogadores versáteis, principalmente do sistema defensivo para trás, para cobrirmos um problema, como tem acontecido. Temos outros jogadores que já executaram a função do Telles e Alex Sandro, temos o Fabinho que pode fazer a direita ou zagueiro, Casemiro que já fez zagueiro, Danilo que já fez as duas laterais. Só um histórico que procuramos para também ser o peso da balança para que, em momentos como esse, não fossemos pegos de surpresa”, comentou o treinador.

Tenso depois da derrota para Camarões na última sexta-feira, Tite disse estar mais relaxado para o duelo das oitavas de final. “Estou em paz em função de saber que estamos preparados para a sequência. Quem ficou fora está mais descansado para o jogo. Quem jogou e jogou bem está mais confiante. Quem jogou e não jogou bem, vai ter a oportunidade de melhorar e preparar. Nós, da comissão, temos mais um recorte em cima de cada atleta, mesmo em cima de uma difícil derrota”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação