COPA DO MUNDO

Fifa abre processo disciplinar contra Argentina e Holanda

O duelo, vencido pela Argentina nos pênaltis (4-3, depois de empate em 2 a 2), foi especialmente tenso e o árbitro, o espanhol Mateu Lahoz, mostrou 16 cartões amarelos

Agence France-Presse
postado em 10/12/2022 13:00 / atualizado em 10/12/2022 13:00
 (crédito: Odd ANDERSEN / AFP)
(crédito: Odd ANDERSEN / AFP)

A Fifa anunciou neste sábado a abertura de processos disciplinares contra as federações da Argentina e da Holanda pelos incidentes entre jogadores e membros das comissões técnicas no jogo de sexta-feira pelas quartas de final da Copa do Mundo.

"O Comitê Disciplinar da Fifa abriu processos contra a Associação do Futebol Argentino (AFA) por violações potenciais dos artigos 12 (má conduta de jogadores e comissão técnica) e 16 (ordem e segurança nos jogos) do Código de Disciplina da Fifa durante a partida entre Holanda e Argentina da Copa do Mundo, que ocorreu no dia 9 de dezembro", explica a organização em seu comunicado.

"Adicionalmente, o Comitê de Disciplina da Fifa abriu processos contra a Federação Holandesa de Futebol (KNVB) por potenciais violações do artigo 12 do Código Disciplinar da Fifa em relação ao mesmo jogo", acrescentou.

O duelo, vencido pela Argentina nos pênaltis (4-3, depois de empate em 2 a 2), foi especialmente tenso e o árbitro, o espanhol Mateu Lahoz, mostrou 16 cartões amarelos (oito para os argentinos e oito para os holandeses) e um vermelho para Denzel Dumfries durante a disputa de pênaltis.

Nos acréscimos do primeiro tempo, Lahoz tinha dado cartão amarelo por reclamação para Wout Weghorst, que estava então no banco de reservas. No segundo tempo, Weghorst entrou e fez os dois gols que permitiram à Holanda levar o jogo para a prorrogação.

Acompanhe mais notícias sobre a Copa do Mundo do Catar 2022 na página especial do Correio Braziliense.

A disputa de pênaltis também foi tensa. Depois de Lautaro Martínez converter a cobrança que deu a classificação à Argentina, os jogadores da 'Albiceleste' provocaram na comemoração os holandeses, reunidos no círculo central.

Durante todo o jogo houve tensão entre as equipes e em certos momentos houve princípios de confusão e briga, que obrigaram a intervenção de Mateu Lahoz para evitar o agravamento da situação.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação