ESPORTES OLÍMPICOS

Prêmio Brasil Olímpico: COB divulga candidatos a Melhor Atleta de 2022

Alison dos Santos, Filipe Toledo e Isaquias Queiroz concorrem ao troféu masculino, enquanto Ana Marcela Cunha, Rayssa Leal e Rebeca Andrade reeditam disputa de 2021. Cerimônia de gala ocorre em 2 de fevereiro, no Rio de Janeiro

Victor Parrini
postado em 19/01/2023 12:29
 (crédito: Divulgação/COB)
(crédito: Divulgação/COB)

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou, nesta quinta-feira (19/1), os indicados a Melhor Atleta do Prêmio Brasil Olímpico 2022. Alison dos Santos (atletismo), Filipe Toledo (surfe) e Isaquias Queiroz (canoagem velocidade) concorrem ao troféu masculino, enquanto Ana Marcela Cunha (águas abertas), Rayssa Leal (skate) e Rebeca Andrade (ginástica artística) reeditam disputa de 2021. O troféu será entregue em cerimônia de gala, em 2 de fevereiro, no Rio de Janeiro

Para os seis candidatos ao troféu de Melhor Atleta do Ano, essa é a chance de coroar uma temporada iluminada. Em 2022, todos foram campeões mundiais, participando diretamente da temporada que terminou com 23 medalhas em torneios desse calibre ou equivalente.

“O esporte olímpico brasileiro teve um desempenho excelente em 2022 e o Prêmio Brasil Olímpico celebrará esses grandes feitos, homenageando atletas, treinadores e a todos que ajudaram a levar o nome do nosso país às primeiras colocações nas competições mais importantes”, ressaltou o presidente do COB, Paulo Wanderley.

A escolha pelos seis finalistas ao principal troféu do COB foi feita por um colégio eleitoral formado por jornalistas, dirigentes, comissão técnica da entidade olímpica, patrocinadores, ex-atletas e personalidades dos esportes.

Além dos indicados a Melhor Atleta de 2022, o COB anunciou os melhores esportistas de cada uma das 55 modalidades olímpicas e sul-americanas. Em 2022, o Time Brasil disputou os Jogos Sul-Americanos de Assunção, no Paraguai, e liderou o quadro de medalhas com 319 conquistas, 133 douradas.

Mais prêmios

O evento em 2 de fevereiro, no Rio de Janeiro, também entregará o troféu Atleta da Torcida, que pode ser escolhido pelo público no site. Estão no páreo: Alison dos Santos, Ana Marcela Cunha, Arthur Nory (ginástica artística), Hugo Calderano (tênis de mesa), Marcus D´Almeida (tiro com arco), Rafaela Silva (judô), Rayssa Leal e Rebeca Andrade.

O Prêmio Inspire consagrará a atleta mais influente de 2022. Concorrem à honraria: Ana Marcela Cunha, Bia Haddad Maia (tênis), Mayra Aguiar (judô), Rafaela Silva e Rebeca Andrade.
“O foco do Prêmio Inspire não é apenas enaltecer os feitos esportivos, mas sim ressaltar a trajetória destas grandes mulheres, que são exemplos para a juventude. Inspirar vai muito além do pódio. É sobre potencial”, ressalta o presidente do COB.

Principal reconhecimento ao esporte brasileiro, o Prêmio Brasil Olímpico chega à 23ª edição em 2 de fevereiro. A cerimônia prestará um tributo a um grande ícone do esporte nacional com a entrega do Troféu Troféu Adhemar Ferreira da Silva, cujo intuito é homenagear atletas e ex-atletas que representem os valores que marcaram a carreira e a vida do bicampeão olímpico no salto triplo. Serão, ainda, premiados os Melhores Técnicos do Ano e os destaques dos Jogos da Juventude de Aracaju.

Vencedores do Prêmio Brasil Olímpico por modalidade
Águas Abertas - Ana Marcela Cunha
Atletismo - Alison dos Santos
Badminton - Ygor Coelho
Basquete 3x3 - Vitória Marcelino
Basquete 5x5 - Bruno Caboclo
Boliche - Stephanie Migliore Dubbio Martins e Roberta Camargo
Rodrigues
Boxe - Beatriz Ferreira
Breaking - Luan dos Santos
Canoagem Slalom - Ana Sátila Vargas
Canoagem Velocidade - Isaquias Queiroz
Ciclismo BMX Freestyle - Gustavo de Oliveira
Ciclismo BMX Racing - Paola Reis Santos
Ciclismo Estrada - Ana Vitoria Magalhaes
Ciclismo Mountain Bike - Henrique Avancini
Ciclismo Pista - Alice de Melo
Desportos na Neve - Jaqueline Mourão
Desportos no Gelo - Nicole Silveira
Escalada Esportiva - Anja Köhler
Esgrima - Nathalie Moellhausen
Esqui Aquático - Felipe Simioni Neves
Futebol - Richarlison
Ginástica Artística - Rebeca Andrade
Ginástica de Trampolim - Alice Hellem Gomes
Ginástica Rítmica - Geovanna Santos da Silva
Golfe - Frederico Biondi Figueiredo
Handebol - Bruna Aparecida de Paula
Hipismo Adestramento - João Victor Oliva
Hipismo CCE - Carlos Eduardo Ramadam
Hipismo Saltos - Marlon Zanotelli
Hóquei sobre Grama - Arthur de Azevedo
Judô - Mayra Aguiar
Karatê - Douglas Brose
Levantamento de Peso - Laura Amaro
Natação - Guilherme Costa
Nado Artístico - Laura Miccuci
Patinação Artística - Bianca Corteze Ameixeiro
Patinação Velocidade - Guilherme Abel Rocha
Pentatlo Moderno - Isabela de Abreu
Polo Aquático - Letícia Belorio
Remo - Beatriz Cardoso
Rugby - Luiza Campos
Saltos Ornamentais - Ingrid de Oliveira
Skate - Rayssa Leal
Squash - Laura Souza Bezerra da Silva
Surfe - Filipe Toledo
Taekwondo - Milena Titoneli
Tênis - Beatriz Haddad
Tênis de Mesa - Hugo Calderano
Tiro com Arco - Marcus Vinicius D’Almeida
Tiro Esportivo - Geovana Meyer
Triatlo - Luisa Duarte
Vela - Martine Grael e Kahena Kunze
Vôlei de Praia - Duda Lisboa - Ana Patricia
Voleibol - Gabriela Guimarães
Wrestling - Laís Nunes

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE