Campeonatos estaduais

Primeira rodada cheia dos estaduais acontece neste fim de semana

Principais campeonatos locais e regionais compartilham calendário pela primeira vez no ano. Confira o horário do compromisso dos grandes clubes brasileiros

Paulo Martins*
postado em 20/01/2023 18:46
Choque-Rei será o primeiro clássico do ano nos campeonatos estaduais. Duelo acontece às 16h deste domingo (22/01), no Allianz Parque -  (crédito:  Rubens Chiri/São Paulo FC)
Choque-Rei será o primeiro clássico do ano nos campeonatos estaduais. Duelo acontece às 16h deste domingo (22/01), no Allianz Parque - (crédito: Rubens Chiri/São Paulo FC)

Cada um dos campeonatos estaduais espalhados pelo país possui diferenças quanto à sua data de início, incluindo os principais torneios locais do Brasil. A rodada deste sábado (21/01) e domingo (22/01) será a primeira de 2023 a incluir as principais competições desta categoria em um mesmo fim de semana, em um cenário previsto para durar até o começo de abril, antes do Campeonato Brasileiro.

Após o começo do Paulistão e do Cariocão, outros torneios se iniciam uma semana depois. São exemplos os campeonatos de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, estados que terão seu arranque neste fim de semana, bem como a fase de grupos da Copa do Nordeste. Veja onde a bola rola neste sábado (21/01):

Flamengo x Nova Iguaçu

No penúltimo jogo antes da decisão de supercampeão do Brasil diante do Palmeiras, o rubro-negro, líder isolado no Rio de Janeiro, com sete pontos em três jogos, recebe o penúltimo colocado Nova Iguaçu. O duelo no Maracanã começa às 16h e tem transmissão da Band e do BandSports.

Atlético-MG x Caldense

A estreia do atual campeão mineiro tem como aditivo as estreias dos reforços para a temporada de 2023, incluindo o novo técnico, Eduardo Coudet. O jogo frente aos rivais de Poços de Caldas será no Mineirão, às 16h30, com transmissão do Premiere.

Caxias x Grêmio

Dono de um pentacampeonato consecutivo no âmbito estadual, o Tricolor sobe a Serra Gaúcha para estrear em sua tentativa de ser hexacampeão. O compromisso no Estádio Centenário de Caxias do Sul será às 16h30, transmitido pelo Premiere.

Vitória x Santa Cruz

O primeiro choque dos grandes clubes da Copa do Nordeste marca as fases distintas do Leão da Barra e da Cobra Coral. O Barradão será o palco da estreia de duas das maiores instituições da região às 17h30. Apenas Alagoas, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte terão o jogo exibido em TV aberta pelo SBT.

Fortaleza x Campinense

Atual campeão regional, o Leão do Pici tentará o bicampeonato em excelente fase, em comparação aos rivais locais. A defesa do título do Nordestão começa às 17h30, no Castelão, com transmissão do SBT, pelo menos, em Ceará e Paraíba.

Inter de Limeira x Corinthians

Após vencer seu primeiro compromisso pelo Campeonato Paulista, o alvinegro vai ao interior para mais um confronto, desejando subir na classificação do Grupo C e desbancar o ponteiro São Bento. O jogo no Major José Levy Sobrinho começa às 18h30, exibido pelo Premiere.

Internacional x Juventude

O clássico de abertura do Gauchão tem o Colorado desejando cortar a sequência de títulos locais de seu arquirrival, Grêmio. Para manter o topo numérico de títulos do Rio Grande do Sul, o Inter começa a campanha às 19h, no Beira-Rio. O Premiere cobre.

Patrocinense x Cruzeiro

Com a volta para a elite nacional, a torcida cruzeirense aguarda uma temporada de forte equilíbrio e competitividade. A primeira partida será a estreia no Campeonato Mineiro, às 19h, no Estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio, interior do estado. O Premiere transmite.

Sport x ABC

Um dos concorrentes a ser campeão nordestino, o Sport recebe os potiguares do ABC pela rodada inicial da competição. Futuros rivais na Série B de 2023, rubro-negros e alvi-negros jogam na Ilha do Retiro, às 19h30h, com transmissão do canal fechado Nosso Futebol.

A rodada segue neste domingo (22/01), com o primeiro clássico do ano sendo disputado em São Paulo. O Vasco x Botafogo estava marcado para esta segunda-feira (23/01), mas foi adiado para o dia 16 de fevereiro, a pedido da diretoria vascaína, pois o clube está em amistosos de pré-temporada nos Estados Unidos. Confira os jogos do dia de fechamento da rodada em todo o país:

Palmeiras x São Paulo

O Choque-Rei é o primeiro duelo de gigantes da temporada, já na terceira rodada do Paulistão. Ainda sem futebol vistoso nos jogos prévios, alviverdes e tricolores somam quatro pontos, venceram suas últimas partidas e empataram, em casa, na estreia. O tira-teima da forma inicial dos rivais da Barra Funda será às 16h, no Allianz Parque, com transmissão da Record.

Madureira x Fluminense

Único time com 100% de aproveitamento no Campeonato Carioca, o Flu visita um outro Tricolor: o Suburbano. Apesar da partida não ser no Estádio de Conselheiro Galvão, o Madura fará mando no Kleber Andrade, na cidade capixaba de Cariacica, às 18h. A Band e o BandSports apresentam.

Ferroviário x Ceará

Um dos clássicos menores do país foi definido para a estreia destes dois times de Fortaleza na Copa do Nordeste. O Tubarão recebe o alvinegro no Presidente Vargas, às 18h. Por se tratar de um duelo interno, nenhuma emissora de rede decidiu por acolher a partida, que contará com as transmissões das rádios locais.

São Bernardo x Santos

Após perder em Campinas, para o Guarani, o Peixe busca somar seus primeiros pontos como visitante no Paulistão. Para isto, o Alvinegro Praiano vai ao ABC Paulista: o Estádio Primeiro de Maio será o palco do confronto das 18h30. A TNT Sports e a HBO Max transmitem.

Pouso Alegre x América-MG

O Coelho visita nada menos que o vice-campeão da Série D do Brasileirão em sua primeira partida no estadual de Minas Gerais. Além disso, o duelo será fora de casa, no Manduzão, às 18h30, com cobertura do Premiere.

Sampaio Corrêa x Bahia

A batalha dos tricolores fecha a rodada inicial do Nordestão. Equipes com bom desempenho na Série B do ano passado, maranhenses e baianos duelam no Castelão de São Luiz, a partir das 19h: partida transmitida pela ESPN e pelo Star+.

*Estagiário sob supervisão de Danilo Queiroz

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE