Luto

Morre a medalhista paralímpica Joana Neves, aos 37 anos

Nadadora teve uma parada cardiorrespiratória na noite de domingo (17/3). Detalhes do velório ainda não foram divulgados

Joana Neves nasceu em Natal, no Rio Grande do Norte, com ancondroplasia, uma condição que afeta o crescimento dos ossos -  (crédito: Reprodução/Instagram (@peixinhajoana))
Joana Neves nasceu em Natal, no Rio Grande do Norte, com ancondroplasia, uma condição que afeta o crescimento dos ossos - (crédito: Reprodução/Instagram (@peixinhajoana))
postado em 18/03/2024 16:21

Morreu na madrugada desta segunda-feira (18/3) a nadadora paralímpica Joana Neves. A informação foi publicada pela Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef). Aos 37 anos, a medalhista investigava episódios de convulsão que vinha apresentando. Natural do Rio Grande do Norte, ela faleceu em São Paulo, onde realizava exames em busca de um diagnóstico.

Segundo a Sadef, Joana se sentiu mal no Centro de Treinamento Paralímpico na noite de domingo (17/3) e foi levada ao hospital, mas não resistiu a uma parada cardiorrespiratória.

O perfil oficial de Joana lamentou a morte da nadadora. "Joana deixou um legado marcante no mundo do esporte paralímpico, conquistando inúmeras medalhas e admiradores ao redor do mundo. Sua dedicação e paixão pelo esporte serviram de exemplo para muitos, e seu impacto será lembrado e celebrado por gerações". O comunicado ainda diz que o local e o horário do velório serão divulgados em breve.

Trajetória

Conhecida como Joaninha e Peixinha, Joana Neves nasceu em Natal, no Rio Grande do Norte, com ancondroplasia, uma condição que afeta o crescimento dos ossos. Começou a nadar aos 10 anos de idade, por recomendação médica, e não parou mais. Passou a competir na modalidade aos 13 anos e, aos 14, participou de seu primeiro torneio internacional.

A atleta faturou quatro medalhas paralímpicas: duas de prata e duas de bronze em Londres 2012 e na Rio 2016. Foi também eleita a Melhor Nadadora Paralímpica do Brasil no Troféu Best Swimming em 2020 e somou outros recordes na modalidade.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação