O treinador paulista Paulinho Kobayashi e o SAF Capital continuarão de mãos dadas. Nesta quarta-feira (10/4), a equipe do Paranoá, primeiro representante do DF a aderir à gestão Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e atual vice-campeão candango, anunciou a renovação de contrato do comandante da prancheta em 2024 até novembro de 2025.
A boa nova chega como uma grande notícia para o Coruja. Afinal, o ex-comandante do Ferroviário foi um dos principais responsáveis por liderar o Capital rumo à melhor campanha do clube na história do torneio local. Mesmo com a perda do título nos pênaltis, diante do Ceilândia, no último sábado (6/4), a caminhada superou a trajetória semifinalista de 2023. Naquela ocasião, foi o Brasiliense quem avançou às finais.
Os números obtidos por Kobayashi & Cia também expõem a expressividade da campanha no Candangão. Com 77% de aproveitamento - a melhor estatística do torneio - composto por nove vitórias, três empates e uma derrota, o tricolor mostrou serviço nos dois extremos do campo. Os sete gols sofridos lhe deram o título de melhor defesa da competição. Já os 31 gols marcados, o de ataque mais mortal.
Apesar de passar o restante do ano sem um calendário de compromissos, o Capital viverá um 2025 agitado. Pela primeira vez na história, o time do Estádio JK desfilará por diferentes gramados Brasil afora. Com a classificação às finais do Candangão, garantiu vagas para as disputas da Série D do Brasileirão, da Copa Verde e da Copa do Brasil.
Ainda que não tenha outras tarefas na área técnica para os oito meses restante do ano, Kobayashi já tem em mente os próximos passos. O objetivo, agora, é aproveitar a família. “Nos próximos dias retorno para Santos (SP), para ficar com minha família após um campeonato enérgico. Em novembro, volto para o Distrito Federal, com foco na temporada 2025”, destacou ele, via assessoria de imprensa.
Ao contrário do que se especulava, o profissional não retornará ao Ferroviário, do Ceará, onde foi campeão da Série D em 2023. Porém, a aceitação de um eventual convite no segundo semestre não está descartada, conforme apuração do Correio.
A princípio, no entanto, o restante do ano será mesmo ao lado da família. Em novembro, o comandante se apresentará no Paranoá para o início dos planejamentos com foco na nova temporada. “Nossa temporada foi extremamente proveitosa. Dessa forma, há sim essa necessidade de nos planejarmos com o máximo de antecedência possível para que os resultados venham, assim como ocorreu nesses últimos meses”, salientou o treinador.
Para o restante do ano, a equipe masculina principal do Capital não terá calendário, mas não se pode dizer o mesmo das equipes de base. Pelo Candanguinho, o esquadrão sub-23 do tricolor estreará no dia 4 de maio, um sábado, diante do Ceilandense, como visitante. O local da partida, no entanto, ainda será definido.
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br