A rodada mais romântica do ano chegou ao futebol brasileiro. Com pausa de um dia devido à realização do amistoso entre Brasil e Estados Unidos — justamente no Dia dos Namorados — a Série A do Campeonato Brasileiro de 2024 começa, nesta terça-feira (11/6), a oitava jornada. Os principais "dates" agendados para os próximos dias são os compromissos entre grandes clubes do país. Duelos entre Botafogo x Fluminense, Flamengo x Grêmio e Palmeiras x Vasco movimentam o torneio nacional.
A sequência de partidas terá uma disposição diferente. A quarta-feira de celebração amorosa não terá partidas. Desta vez, a sequência de embates ocorrerá na terça (11/6), e na quinta-feira (13/6). No primeiro dia, estão marcados quatro confrontos. O segundo será responsável por datar os seis duelos restantes da rodada da vez da primeira prateleira do futebol nacional. A seguir, o Correio apresenta o melhor da oitava rodada do Campeonato Brasileiro.
Atlético-GO x Corinthians
As duas equipes duelam por um passe para sair da zona de rebaixamento. O Corinthians está na 17ª e o Atlético na 18ª colocação, com cinco e quatro pontos, respectivamente. Os dois também vêm de derrotas por 1 x 0, mas o rubro-negro venceu anteriormente, enquanto o time paulista não ganha no campeonato desde 28 de abril.
Local: Estádio Antônio Accioly, Goiânia
Horário: terça-feira, às 19h
Transmissão: Premiere
Escalações prováveis
Atlético-GO: Ronaldo; Maguinho, Adriano Martins, Alix, Romão; Baralhas, Kal, Rhaldney; Shaylon, Vágner Love e Alejo Cruz. Técnico: Jair Ventura.
Corinthians: Carlos Miguel; Matheuzinho, Félix Torres, Caca, Hugo; Garro, Raniele, Breno Bidon; Coronado, Yuri Alberto e Wesley. Técnico: António Oliveira.
Juventude x Vitória
Esse vai ser o primeiro confronto entre os dois times na Série A em 20 anos. No último, empataram por 1 x 1. Com o triunfo do Cuiabá, o Vitória é o novo lanterna do campeonato, enquanto o Juventude não perde há três partidas. Além disso, o alviverde segue invicto como mandante. O clube baiano é a única equipe sem triunfos no torneio nacional.
Local: Alfredo Jaconi, Caxias do Sul
Horário: terça-feira, às 19h
Transmissão: Premiere
Escalações prováveis
Juventude: Gabriel Vasconcellos; João Lucas, Lucas Freitas , Danilo Boza e Alan Ruschel; Caíque, Jadson e Nenê; Marcelinho, Lucas Barbosa e Erick Farias. Técnico: Roger Machado.
Vitória: Lucas Arcanjo; Willean Lepo, Camutanga, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Willian Oliveira, Léo Naldi e Iury Castilho; Matheusinho, Osvaldo e Janderson. Técnico: Thiago Carpinni
Botafogo x Fluminense
Na edição 388 do Clássico Vovô, o retrospecto é favorável para o Botafogo. Nos últimos cinco, foram quatro vitórias alvinegras e um empate. O Flu venceu pela última vez em 2022, por 1 x 0. Além disso, a campanha botafoguense, na terceira colocação e apenas um ponto de distância da liderança, é quase oposta à tricolor, que está a dois degraus da zona de rebaixamento, em 15º. O time das Laranjeiras tem apenas uma vitória na conta do Brasileirão 2024, contra quatro do rival.
Local: Nilton Santos, Rio de Janeiro
Horário: terça-feira, às 20h
Transmissão: Premiere
Escalações prováveis
Botafogo: John; Damian Suárez, Lucas Halter, Bastos, Cuiabano; Danilo Barbosa, Marlon Freitas; Luiz Henrique, Savarino, Tchê Tchê; Junior Santos. Técnico: Artur Jorge.
Fluminense: Fabio; Marquinhos, Marlon, Felipe Melo, Marcelo; Martinelli, Alexsander; Arias, Ganso, Keno; Germán Cano. Técnico: Fernando Diniz.
RB Bragantino x Atlético-MG
Em casa, o Bragantino busca encerrar o jejum de 26 anos sem derrotar o Atlético. A partir de 2020, quando os clubes voltaram a se encontrar, o Galo venceu três das oito partidas, enquanto as outras cinco terminaram em empates. Na temporada do campeonato nacional, o time do interior de São Paulo fecha a zona das seis vagas classificatórias à Libertadores. O mineiro é o último da primeira página, em décimo. Apesar dos posicionamentos da tabela, o alvinegro segue zerado no número de derrotas no Brasileirão, mas tem duas vitórias, uma a menos que o RB.
Local: Estádio Nabi Abi Chedid, Bragança
Horário: terça-feira, às 21h30
Transmissão: SporTV e Premiere
Escalações prováveis
RB Bragantino: Cleiton; Jadson, Pedro Henrique, Cândido, Juninho Capixaba; Ramires, Matheus Fernandes, Lucas Evangelista; Helinho, Thiago Borbas e Mosquera. Técnico: Pedro Caixinha
Atlético-MG: Everson; Saraiva, Bruno, Igor Rabello, Guilherme Arana; Alan Franco, Bataglia, Zaracho, Scarpa; Paulinho e Hulk. Técnico: Gabriel Milito.
Cruzeiro x Cuiabá
A Raposa busca um feito inédito nesta rodada: derrotar a equipe mato-grossense. Nas quatro vezes em que os dois duelaram, o Cuiabá levou duas e as outras terminaram em empate. O momento é favorável para o clube mineiro, com a melhor campanha desde o retorno da segunda divisão. Com 10 pontos e três vitórias, o Cruzeiro está em nono lugar, enquanto o adversário aparece em 19º. Contudo, no último domingo (9/6), o Dourado conquistou os primeiros três pontos com a goleada por 5 x 2 no Criciúma e saiu da lanterna da tabela.
Local: Mineirão, Belo Horizonte
Horário: quinta-feira, às 19h
Transmissão: Premiere
Escalações prováveis
Cruzeiro: Anderson; Willian, Zé Ivaldo, João Marcelo, Kaiki Bruno; Lucas Romero, Lucas Silva; Gabriel Veron, Matheus Pereira, Barreal; Rafa Silva. Técnico: Fernando Seabra.
Cuiabá: Walter; Matheus Souza, Marlon, Empereur, Ramon; Lucas Mineiro, Denilson, Max; Cafu, Isidro Pitta e Clayson. Técnico: Petit.
Athletico-PR x Criciúma
O encontro na Arena da Baixada entre Furacão e Tigre será formado por personagens dispostos em situações diferentes no torneio. O clube do Paraná é o quinto, com 13 pontos de 21 possíveis. O de Santa Catarina é o décimo sexto, com cinco. Possui, no entanto, dois jogos a menos. Apesar de virem de derrotas nas últimas rodadas, o Athletico ostenta vitória no âmbito de confrontos diretos. Nos últimos seis enfrentamentos, são quatro vitórias rubro-negras, contra uma tricolor e um empate.
Local: Arena da Baixada, Curitiba
Horário: quinta-feira, às 20h
Transmissão: Premiere
Escalações prováveis
Athletico-PR: Leonardo Linck; Leonardo Godoy, Kaique Rocha, Thiago Heleno e Lucas Esquivel; Erick, Alex Santana, Bruno Zepelli, Agustin Canobbio e Tomas Cuello; Pablo. Técnico: Cuca
Criciúma: Gustavo; Claudinho, Walisson Maia, Tobias Figueiredo e Hermes; Barreto, Meritão, Marquinhos e Matheusinho; Éder e Bolasie. Técnico: Claudio Tencati
Internacional x São Paulo
O resultado do confronto entre colorados e são paulinos poderá ocasionar mudanças significativas na tabela. Afinal, ambos estão separados por apenas três pontos. Enquanto o São Paulo se destaca pela força ofensiva, com o segundo melhor ataque do campeonato (12 gols), o Inter soma bom aproveitamento. Com dois jogos a menos, poderia ser o líder do campeonato, caso somasse os seis pontos que tem a disputar.
Local: Estádio Heriberto Hülse, Criciúma
Horário: quinta-feira, às 20h
Transmissão: Premiere
Escalações prováveis
Internacional: Fabrício; Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Thiago Maia; Maurício, Bruno Henrique e Wesley; Alan Patrick e Alario. Técnico: Eduardo Coudet.
São Paulo: Rafael; Moreira, Arboleda, Alan Franco e Welington; Alisson, Bobadilla e Nestor; Lucas, Calleri e Ferreira. Técnico: Luis Zubeldia
Flamengo x Grêmio
Em grande fase, o Flamengo entrará em campo com a missão de continuar a sequência de cinco vitórias consecutivas. Melhor ataque do torneio, com 13 gols marcados, chega como favorito contra um tricolor que ainda se estrutura após as enchentes no Rio Grande do Sul. Apesar disso, o Grêmio venceu dois dos últimos quatro jogos desde a volta às atividades. Além disso, leva vantagem no confronto direto desde a unificação do torneio, em 1971. Desde o ano em questão, foram realizados 76 jogos, com 31 vitórias do Grêmio, 23 do Flamengo e 22 empates.
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Horário: Quinta-feira, às 20h
Transmissão: Premiere
Escalações prováveis
Flamengo: Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Victor Hugo, Gerson e Igor Jesus; Lorran, Pedro e Éverton Cebolinha. Técnico: Tite
Grêmio: Marchesin; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Dodi, Pepê e Cristaldo; Pavon, Diego Costa e Soteldo. Técinco: Renato Gaúcho
Bahia x Fortaleza
O encontro os dois times da região nordeste do Brasil colocará frente a frente equipes que vivem grande momento recente. Junto do rubro-negro carioca, o tricolor de aço é o líder da competição, com 14 pontos. Apesar de ter sofrido número relativamente alto de gols (7), tem o terceiro melhor ataque da primeira divisão (10). Ao todo, está invicto há nove jogos. O Leão do Pici chega com um título na bagagem. No confronto anterior ao da oitava rodada nacional, se consagrou campeão da Copa do Nordeste pela terceira vez. No Brasileirão, porém, está um pouco atrás. Em seis jogos, acumulou 10 pontos.
Local: Arena Fonte Nova, Bahia
Horário: quinta-feira, às 21h30
Transmissão: Premiere
Escalações prováveis
Bahia: Marcos Felipe; Santiago Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre, Everton Ribeiro, Jean Lucas e Cauly; Thaciano e Everaldo. Técnico: Rogério Ceni
Fortaleza: João Ricardo; Brítez, Kusceviv, Cardona e Bruno Pacheco; Pedro Augusto, Hércules e Pochettino; Yago Pikachu, Lucero e Moisés. Técnico; Juan Pablo Vojvoda.
Palmeiras x Vasco
No Allianz Parque, palestra e cruzmaltino se reunirão para encenar mais um capítulo de um clássico nacional. Presente na briga em meio ao pelotão de cima na tabela, com a sétima posição, o Palmeiras ostenta a segunda melhor defesa do torneio, com quatro tentos sofridos. Apesar disso, precisará se reinventar no ataque. Além de ter marcado apenas cinco gols, sofrerá perdas síncronas de três das principais joias do elenco: Endrick, Luis Guilherme e Estevão. Os três atacantes estão de malas prontas para a Europa. Apesar de poder usar este cenário à favor, o Vasco não vive trajetória digna de orgulho. Com seis pontos conquistados, venceu apenas dois jogos e perdeu os outros cinco. Além disso, vem de uma expressiva derrota por 6 x 1 diante do arquirrival Flamengo.
Local: Allianz Parque, São Paulo
Horário: quinta-feira, às 21h30
Transmissão: Premiere e TV Globo
Escalações prováveis
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Vitor Reis, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno, Zé Rafael e Raphael Veiga; Estêvão, Lázaro e Rony. Técnico: Abel Ferreira
Vasco: Léo Jardim; Puma Rodríguez, Léo Pelé, João Victor e Piton; Sforza, Galdames e Payet; Adson, Veggetti e Rossi. Técnico: Álvaro Pacheco
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br