Futebol

Flamengo contrata joia brasiliense de 10 anos: conheça João Gabriel

Jovem promissor encanta olheiros em São Paulo, vira alvo de clubes de ponta do país e escolhe o time do coração

João Gabriel no CT do Flamengo  -  (crédito: Divulgação )
João Gabriel no CT do Flamengo - (crédito: Divulgação )

A descoberta de Lionel Messi pelo Barcelona, aos 13 anos, em Rosário, na Argentina, desencadeou uma cruzada à caça de jovens talentos pelos quatro cantos do planeta bola. O Distrito Federal está entre os mapas da mina. Celeiro de Lúcio e Kaká, campeões da Copa do Mundo em 2002; dos medalhistas de ouro Felipe Anderson (Rio-2016) e Reinier (Tóquio-2020); e dos centroavantes Washington e Dimba, primeiro e segundo maiores artilheiros na história do Campeonato Brasileiro, com 34 e 31 gols, respectivamente, a capital do país acaba de colocar na vitrine das divisões de base do Flamengo um candidato a prodígio.

Aos 10 anos, João Gabriel dos Santos Lima foi pinçado pelos scouts rubro-negros enquanto disputava a IberCup World — Torneio Internacional de Futebol Infantil — pelo Iate Clube de Brasília, em São Paulo. O evento reúne as melhores academias de futebol de diversas nações do mundo.

As habilidades de João para o futebol o acompanham desde a primeira infância. A paixão dos pais (Gisele Santos e Rafael Thiago) pelo esporte contribuiu. Aos quatro anos, João Gabriel dava sinais do talento com a bola e sentia vontade de jogar a todo tempo. Quando fez cinco, o casal decidiu que era a hora de colocá-lo em uma escolinha de futsal. João Gabriel treinava na Arte Líder, em Ceilândia, e chamou a atenção nos torneios da idade dele disputados na cidade.

Nascido em 2015, João Gabriel recebeu convite para disputar um campeonato pelo Madureira, time de futebol de campo de Ceilândia. A família e o garoto toparam. Campeão, foi chamado para fazer um teste para compor o elenco do Iate Clube de Brasília. Dedicado, passou no teste. Paralelamente, começou a treinar em uma das escolinhas franqueadas do Cruzeiro Esporte Clube, em Ceilândia.

A oportunidade de arrumar as malas e trocar a vida em Brasília pelo Flamengo surgiu ao se inscrever no torneio em São Paulo. Despertou o interesse do São Paulo, Bahia, Cruzeiro, Fluminense. A escolha pelo Flamengo foi fácil. A proposta apresentada à família agradou e o desejo de jogar no clube do coração prevaleceu. Com aprovação direta, teve uma semana de experiência no clube, em agosto de 2024.

"Estou muito feliz por ser contratado pelo Flamengo. É a realização de um sonho! Sabia do interesse de outros clubes, mas sempre dizia aos meus pais que era no Flamengo que eu queria jogar e, graças a Deus, deu tudo certo", festeja a promessa ao Correio.

Para a mãe, Gisele Santos, a mudança impactou a família. "Como toda mãe, a nossa alegria é ver o nosso filho realizando sonhos. Eu fico imensamente feliz com essa oportunidade de ver o João Gabriel no Flamengo. Sei da alegria que ele está sentindo, da realização dele como jogador. Mesmo de longe, estarei torcendo, vibrando e rezando para que ele seja sempre muito feliz e realizado", afirma.

A paixão pelo Flamengo vem da mãe. A inspiração em campo é o uruguaio De Arrascaeta. João Gabriel joga na posição de um dos ídolos. O outro é Vinicius Junior. O jogador eleito melhor do mundo pela Fifa desembarcou na Gávea aos 10 anos, a mesma idade do brasiliense.

O contrato de João Gabriel é de um ano. A família recebe ajuda de custo, escola particular, psicólogo, pedagogo, médico, dentista e outros benefícios de atleta do clube.

Estilo

João Gabriel é achado de um ex-jogador do DF. Aposentado, o ex-centroavante Jonhes Santos trabalha como um dos scouts do Flamengo na Região Centro-Oeste, seguia os passos do menino e o recomendou ao clube. "Nós o acompanhamos há um tempo em Brasília, ele sempre se destaca", elogia olheiro, em entrevista ao Correio.

"Ele tem as características de um meia moderno. Não é aquele meia de velocidade que costuma jogar de extremo, mas é um jogador que marca e tem potencial de finalização boa de média distância. Pode jogar de oito ou como 10. Obviamente, é muito novo. Com o tempo, pode se moldar. Mas as características dele hoje se encaixam muito nessas funções e agradaram muito".

*Estagiária sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

 

 

Mel Karoline*
postado em 14/02/2025 00:01 / atualizado em 14/02/2025 11:37
x