Lando Norris dominou e venceu o Grande Prêmio do México de Fórmula 1 neste domingo, no Autódromo Hermanos Rodríguez. Charles Leclerc chegou em segundo, enquanto Max Verstappen foi o terceiro. O holandês vinha com tudo para ultrapassar o monegasco, mas um safety car virtual na penúltima volta evitou isso.
O resultado foi excelente para Norris, pois reacendeu a briga pelo título entre as McLarens. O britânico foi a 357 pontos e ultrapassou Oscar Piastri na liderança do Mundial de Pilotos. O australiano chegou apenas na quinta colocação, após largar em sétimo e sofrer com tráfego a sua frente durante a prova, e foi a 356 pontos. Piastri também foi poupado da briga pela quarta posição com Oliver Bearman por conta do safety car virtual.
Com o terceiro lugar, Max Verstappen foi a 321 pontos, seguindo a briga por um pentacampeonato improvável contra as McLarens. O holandês está 36 pontos atrás de Norris com quatro provas, mais duas sprints, restando para o fim do campeonato.
A corrida também marcou a volta da McLaren ao lugar mais alto do pódio. Eram quatro corridas seguidas sem vencer, com triunfos de Verstappen (3) e George Russell.
Gabriel Bortoleto teve uma boa corrida, ganhando 3 posições na largada e apostando nos pneus médios de início para um stint mais longo antes da para obrigatória nos boxes. O brasileiro acabou chegando em 10º, somando mais um ponto na sua jovem carreira após uma longa batalha com Isack Hadjar.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Bortoleto tem 19 pontos agora, acumulando sua quinta corrida entre os 10 primeiros em sua temporada de estreia na categoria.
Agora, a Fórmula 1 volta daqui duas semanas com o Grande Prêmio de São Paulo, em Interlagos, com a briga completamente aberta pelo título de pilotos.
LARGADA CAÓTICA
A largada foi conturbada, com as Ferraris de Leclerc e Hamilton tocando roda com a Red Bull de Max Verstappen. O inglês e o monegasco foram na grama e tiveram que devolver as posições ganhadas.
Algumas voltas depois, Verstappen tentou uma manobra ousada para cima de Hamilton, os dois acabaram se tocando e saindo da pista. Porém, na hora de retornar ao traçado, Hamilton cortou pela grama e não pela área de escape. Por isso, acabou levando uma punição de 10 segundos.
Confira a classificação final do GP do México:
1º - Lando Norris (ING/McLaren), após 71 voltas
2º - Charles Leclerc (MON/Ferrari), +30s324
3º - Max Verstappen (HOL/Red Bull), +31s049
4º - Oliver Bearman (ING/Haas), +40s955
5º - Oscar Piastri (AUS/McLaren), +42s065
6º - Kimi Antonelli (ITA/Mercedes), +47s837
7º - George Russell (ING/Mercedes), +50s287
8º - Lewis Hamilton (ING/Ferrari), +56s446
9º - Esteban Ocon (FRA/Haas), +75s464
10º - Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber), +76s863
11º - Yuki Tsunoda (JAP/Red Bull), +79s048
12º - Alexander Albon (TAI/Williams), a 1 volta
13º - Isack Hadjar (FRA/Racing Bulls), a 1 volta
14º - Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a 1 volta
15 - Pierre Gasly (FRA/Alpine), a 1 volta
16º - Franco Colapinto (ARG/Alpine), a 1 volta
17º - Carlos Sainz Jr. (ESP/Williams), abandonou
18 - Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), abandonou
19 - Nico Hulkenberg (ALE/Sauber), abandonou
20º - Liam Lawson (NZL/Racing Bulls), abandonou
Saiba Mais
-
Esportes Botafogo e Santos fazem jogo movimentado e ficam no empate no Nilton Santos
-
Esportes Vini Jr. fica furioso após ser substituído em Real x Barça: 'Vai tomar no c...'
-
Esportes Piloto suíço sofre múltiplas paradas cardíacas e fratura exposta após grave acidente na Moto3
-
Esportes Saiba quanto João Fonseca vai ganhar com o título do ATP 500 da Basileia
