lançamento

Professores do DF lançam livro sobre a história da educação no Brasil

Obra traça, em linguagem acessível, panorama amplo e reflexivo sobre os desafios históricos da educação no país, os quais ajudam a entender a atualidade

Vitória Silva*
postado em 09/11/2020 18:24 / atualizado em 10/11/2020 10:43
Os professores Isaac Marra e Marcelo Guilherme -  (crédito: Arquivo Pessoal)
Os professores Isaac Marra e Marcelo Guilherme - (crédito: Arquivo Pessoal)

Os professores Isaac Marra, 33 anos, e Marcelo Guilherme, 48, lançaram o livro A história da educação no Brasil. De fácil entendimento e voltada ao público geral e também a acadêmicos, a obra resgata fatos sobre o ensino do país desde o período colonial e aborda também o contexto dos dias de hoje.

Historiador pela Universidade de Brasília (UnB) e pedagogo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Isaac Marra diz que "a narrativa é de extrema relevância, uma vez que traz discussões importantes para a formação das novas gerações". 

O livro apresenta reflexões importantes sobre diferenças entre as diferentes regiões deste país de dimensões continentais e as expressões culturais que o tornam único.

Marcelo Guilherme, filósofo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) mestre em política social pela UnB, explica que o livro chama a atenção para a urgência de uma educação com a "cara do Brasil", voltada para a formação e a promoção da cidadania, em vez de "uma educação voltada somente para o mercado".

A História da Educação no Brasil é o primeiro livro com finalidade acadêmica publicado por Isaac Marra
A História da Educação no Brasil é o primeiro livro com finalidade acadêmica publicado por Isaac Marra (foto: Arquivo pessoal)

O livro foi publicado pela editora Paco Editorial e, em 128 páginas, busca associar a cronologia histórica brasileira aos fenômenos sociais, políticos e culturais que se manifestaram ao longo do processo educacional.

Esse recorte se inicia na relação da colonização portuguesa com a influência e a importância da ação dos jesuítas e se estende até momentos mais contemporâneos na nova república, após a ditadura militar brasileira.

Passado explica o presente

“São grandes os desafios que o Brasil enfrenta para atingir uma educação de qualidade e extensiva a todos, condição básica para o exercício da cidadania. E, para entender tais desafios, é fundamental uma análise que leve em consideração a longa duração, pois só assim pode-se entender as origens do que ocorre no presente, principalmente as graves deficiências no ensino básico”, pontua o professor Isaac Marra, que dá aulas no Centro Educacional Sigma e em cursos pré-vestibular.

 

Marcelo Guilherme leciona filosofia, sociologia e ensino religioso para o ensino fundamental e médio
Marcelo Guilherme leciona filosofia, sociologia e ensino religioso para o ensino fundamental e médio (foto: Arquivo Pessoal )

Processo de criação durou nove meses

Isaac Marra ou Panda, como é conhecido entre alunos e colegas, conta que a ideia de produzir o livro surgiu de um incômodo intelectual. “Percebi que não havia, no contexto acadêmico, um livro que abordasse a história da educação no Brasil na perspectiva analítica, acadêmica e cronológica com uma linguagem dinâmica e acessível”, reflete.

A vontade de devolver à comunidade tudo que lhe foi proporcionado por meio da educação o inspirou a produzir o trabalho por meio de jornadas de pesquisa, revisão técnica e leitura crítica, que permitiram o lançamento mesmo em meio à pandemia. “Desde o envio para a editora até a entrega do projeto final, foram exatos nove meses, literalmente uma gestação, para que todas as revisões e adições fossem realizadas”, brinca Panda.

Professor de ensino religioso, filosofia e sociologia na rede particular, Marcelo Guilherme relata que dedicou as férias, de novembro do ano passado até fevereiro deste ano, a pesquisas para a obra. Os educadores estão animados com relação à recepção do público e esperam que o livro sirva como instrumento de reflexão para todos os interessados, desde entusiastas do tema até estudiosos mais analíticos e academicamente sofisticados. 

Trabalhando na pandemia

A pandemia impactou e desafiou o trabalho de todos os professores do mundo inteiro. Apesar disso, Isaac Marra enxerga oportunidades e vê a experiência de educar durante a crise sanitária como engrandecedora. Além do investimento em equipamentos para dar aula, o professor conta que teve de mudar todas as práticas didáticas para se adaptar ao ensino on-line. Com a volta às aulas presenciais da rede particular, Isaac Marra trabalha hoje com o formato híbrido, que mescla o presencial com o remoto.

Já Marcelo Guilherme voltou para o modelo presencial e observa que a pandemia afastou os alunos dos professores, além disso o educador ressalta que muitos alunos do terceiro ano do ensino médio estão participando, por ser o último ano da educação básica, mas que a aprendizagem e a interação não está sendo a mesma. "O retorno que seria normal, podemos ter só em 2022", alega. 

Capa do livro A História da Educação no Brasil, publicado em 7 de outubro. O livro traz um panorama amplo da história da educação no país, com linguagem fácil
Capa do livro A História da Educação no Brasil, publicado em 7 de outubro. O livro traz um panorama amplo da história da educação no país, com linguagem fácil (foto: Arquivo pessoal)

Leia!

A história da educação no Brasil

Autores: Isaac Marra e Marcelo Guilherme

Editora: Paco Editorial

128 páginas

R$ 34,32

É possível adquirir a obra diretamente com o professor Isaac Marra pelo Instagram ou pelo e-mail professorisaacmarra@gmail.com, sem frete para moradores do DF. O livro também está disponível na Amazon, em formato físico e em e-book. Também pode ser adquirido no Google Livros e no site da editora.

*Estagiária sob supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa

  • A História da Educação no Brasil é o primeiro livro com finalidade acadêmica publicado por Isaac Marra
    A História da Educação no Brasil é o primeiro livro com finalidade acadêmica publicado por Isaac Marra Foto: Arquivo pessoal
  • Capa do livro A História da Educação no Brasil, publicado em 7 de outubro. O livro traz um panorama amplo da história da educação no país, com linguagem fácil
    Capa do livro A História da Educação no Brasil, publicado em 7 de outubro. O livro traz um panorama amplo da história da educação no país, com linguagem fácil Foto: Arquivo pessoal
  • Marcelo Guilherme leciona filosofia, sociologia e ensino religioso para o ensino fundamental e média em escolas particulares
    Marcelo Guilherme leciona filosofia, sociologia e ensino religioso para o ensino fundamental e média em escolas particulares Foto: Arquivo Pessoal
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação