ENSINO SUPERIOR

Enem digital: candidatos percorrem até 64 km para fazer prova em Brasília

Moradores de Luziânia (GO) optaram por fazer a prova digital, aplicada pela primeira vez no Brasil, mesmo sem a cidade ter local de prova

Sarah Teófilo
postado em 31/01/2021 17:22 / atualizado em 31/01/2021 20:24
 (crédito: Ana Raysa/Correio Braziliense)
(crédito: Ana Raysa/Correio Braziliense)

No primeiro dia de prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) digital, feito pela primeira vez no país, em uma aplicação piloto, candidatos de Goiás percorreram até 64 quilômetros para chegar a seu local de prova, em Brasília (DF). Por ser uma aplicação piloto, com poucos candidatos (93 mil), e dada a disponibilidade de pouco mais de 4 mil laboratórios de informática, apenas 104 municípios foram apontados para acomodar um máximo de 101,1 mil candidatos.

Mesmo com a distância, candidatos optaram por fazer a prova digital. É o caso de Maria Paula Da Silva Torres, de 35 anos, que mora em Luziânia (GO) e realizou o exame neste domingo, no Centro Universitário de Brasília (UniCeub), a 64 quilômetros de sua cidade. A candidata relata que o trajeto, em dois ônibus, demorou duas horas. "Deveria ser mais próximo", afirmou.

O Inep, no entanto, divulgou em abril um edital com 99 municípios em que haveria o exame, e o número de vagas. O órgão divulgou depois a ampliação para 104 municípios. Em Goiás, apenas Goiânia e Anápolis, que ficam a mais de 150 quilômetros de Luziânia, tiveram locais de prova. 

A situação foi a mesma para a recepcionista Ana Maria da Silva, de 30 anos, também moradora de Luziânia. Ela relata que chegou a colocar o endereço de sua casa no ato da inscrição, e só quando foi divulgado o local de prova, viu que seria em Brasília. "Onde eu moro é muito ruim para passar ônibus. Hoje, demorou 35 minutos", disse.

Moradores de Brasília também se queixaram das distâncias. A auxiliar administrativo Leidiane Albuquerque, de 34 anos, acabou perdendo a prova por um minuto. Ela chegou ao local às 13h01. Leidiane informou que mora em Sobradinho II, a mais de 20 quilômetros do local, e que, como onde mora não tem ônibus para o plano piloto aos fins de semana, pegou o carro da irmã. Mas, por não ter costume de dirigir na região, acabou se perdendo.

Dabriel Guimarães, de 20 anos, contou também sobre a dificuldade que enfrentou para chegar ao local de prova, o Ceub, que fica a 22 quilômetros da região onde mora, no Paranoá. "Ônibus demorou uma hora para passar", contou.

A mulher conta que fez a inscrição para o Enem digital acreditando que poderia fazer a prova em casa. Isso a havia tranquilizado, uma vez que tem um filho de 14 anos com uma doença autoimune e a mãe ser uma idosa com hipertensão. "Fiquei sabendo que não era em casa meses depois. Não acho que deixaram isso claro no ato de inscrição. Se soubesse, tinha marcado o impresso mesmo", afirmou. 

Essa informação de que a prova seria feito em casa acabou confundindo muitos candidatos. O exame, entretanto, é feito em local controlado, com computadores preparados pelo Inep e fiscais.

O Enem digital tinha um número limitado de inscrições e era opcional. Assim, o candidato poderia escolher se faria a versão impressa, com abrangência nacional, ou a digital, aplicada em menos 104 municípios (país possui 5.570). Segundo o Inep, "a distribuição das vagas foi feita, entre outros aspectos, com base em informações do Censo Escolar a respeito da disponibilidade de equipamentos tecnológicos nos locais".

O Inep afirma ainda que realizou um processo seletivo para escolher os locais de prova, averiguando a presença de requisitos mínimos para aplicar o exame. Os locais que realizarão a aplicação fazem parte da Rede Nacional de Postos Aplicadores (RNPA), segundo o órgão. 

"Para se candidatar, as instituições (públicas e privadas) tiveram de comprovar ter, pelo menos, duas salas ou dois laboratórios de informática com, no mínimo, dez computadores. Os locais foram visitados por equipes técnicas do consórcio aplicador, com a autorização do Inep, para certificar a compatibilidade da estrutura com a aplicação do Enem Digital", informou.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação