Ministério da Educação

Danilo Dupas Ribeiro deixa presidência do Inep por "motivos pessoais"

A saída de Ribeiro do Instituto foi anunciada pelo Twitter de Victor Godoy, ministro da Educação. Carlos Moreno será o 6º presidente do Inep do governo Bolsonaro

Camilla Germano
postado em 27/07/2022 11:27 / atualizado em 27/07/2022 11:38
 (crédito: Divulgação Inep)
(crédito: Divulgação Inep)

 O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quarta-feira (27/7), a demissão do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas Ribeiro. Ribeiro ocupava o cargo desde março de 2021 e alegou motivos pessoais para deixar o cargo.

O nome do substituto também foi divulgado desta quarta (27) pelas redes sociais do ministro da Educação, Victor Godoy. Carlos Moreno será o sexto presidente do órgão desde o começo do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).

A saída de Ribeiro e a nomeação de Moreno ainda não foram publicadas no Diário Oficial da União. No entanto, segundo Godoy, Ribeiro segue no cargo até o final de julho.

"Anuncio que, a partir de 1° de agosto, o diretor Carlos Moreno será o novo presidente do Inep, respondendo interinamente e garantindo a continuidade dos exames e avaliações fundamentais para toda a sociedade brasileira", escreveu Godoy no Twitter. Ele também confirmou que a saída de Ribeiro ocorreu a pedido dele e por motivos pessoais.


Em uma série de posts no Twitter, Victor Godoy também falou sobre a nomeação de Carlos Moreno para o cargo. "É servidor de carreira da Autarquia há 37 anos, é bacharel e mestre em Estatística pela UnB e doutorando em Educação pela Universidade Católica de Brasília".

Moreno ocupava o cargo de Diretor de Estatísticas Educacionais do Inep desde 2010 e estava à frente de importantes processos do Instituto como os censos da educação.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação